Primeira projeção de movimento em tela – 28 de dezembro de 1895

Posted por em 28 dez 2015

Cinematógrafo - Lumière, 1895
Cinematógrafo – Lumière, 1895

Quem não se encanta com os movimentos em uma telinha? Seja em uma grande tela nas salas de projeção, no computador, em um tablet ou em um smartphone.

O movimento sempre foi objeto de encantamento para os seres vivos. Quem já não brincou com o seu cão ou seu gatinho jogando objetos e observando a alegria de eles correrem e voltarem para continuar com a brincadeira?

Também nós, seres humanos, vemos o movimento de imagens como um processo mágico, desde tempos remotos.

O grande desafio a ser vencido terá sido conseguir-se o registro dos movimentos, quase como imortalizando-os, permitindo-nos revê-los incansavelmente quando bem quiséssemos.

Hoje vamos a uma sala de projeção assistirmos a um filme produzido em altíssima resolução, efeitos visuais fantásticos, com imagens em três dimensões. Fixamos nosso olhar nas telas e as imagens como que são projetadas até nós, quase podendo tocá-las com as mãos.

São olhares que se movimentam incansavelmente; é o coração que bate agitado a cada emoção; são lágrimas que saem dos olhos e escorrem pelo rosto, por vezes tocadas pelas mãos como a esconderem aquela emoção; sorrisos e mesmos gargalhadas exprimindo alegria contagiante. Expressões de medo, talvez um grito aqui e ali se em cena surgem monstros que nos parecem tão reais!

É pura magia que nos encanta e emociona.

Muitos de nós nem imaginam como surgiu esse recurso e o quanto foi difícil elaborar mecanismos que nos proporcionasse essa oportunidade, muitas vezes de quase êxtase.

Aqui um pequeno histórico da invenção que hoje nos proporciona a oportunidade de assistir a filmes.

Criado o cinematógrafo, inventado pelos irmãos Lumière – Auguste e Louis.

O cinematógrafo não só era um equipamento de filmagem, mas também de projeção. Em 1895 foi realizada a primeira exibição pública de uma imagem em movimento, em uma sala chamada Eden, em La Ciotat, sudeste da França.

Os irmãos Lumière eram engenheiros. Não obstante o sucesso, eles não acreditaram que seu instrumento, criado para uso científico, poderia ser alcançar o uso comercial.

Em 1896 divulgaram seu invento em Bombaim, Londres e Nova Iorque.

Outros inventos dos irmãos Lumière: o autocrome (primeiro processo de fotografia colorida); a placa fotográfica seca, a fotografia em relevo e o cinema em relevo.

A primeira sala de cinema onde foi realizada a primeira exibição pública de imagens em movimento ainda existe.

Em 1982 caíra no abandono e fechara suas atividades alguns anos mais tarde.

Em 2008 houve uma mobilização com o projeto l’Eden Theatre em 2008, procurando-se manter seu aspecto mítico, mas com condições de acolher grande público.

Reabriu suas portas em 9 de outubro de 2013, no Boulevard Georges.

Separador-Evange

Leiam também:

www.infoescola.com/biografias/irmaos-lumiere

http://omelhordeparis.com.br/cinema-antigo-mundo-reabre-portas/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cinemat%C3%B3grafo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *