Posted por em 7 out 2014

Outubro rosa

Outubro Rosa

Por qual razão é o rosa representante de um movimento pela conscientização e prevenção do Câncer de Mama?

Será porque representa o feminino, ou porque se escolheu a rosa por símbolo da mulher?

Qual o matiz levar-nos-ia a sentir a emoção necessária para tocar o nosso cérebro e registrar ali a necessidade de se estar sempre atenta? Talvez a multiplicidade de tons é que seja o link.

Fiquei pensando e levei um certo tempo, avalio até que demoro a encontrar palavras para sensibilizar para o fato dessa necessidade, tão importante a ponto de levar pessoas por todo o mundo a mobilizarem-se. Creio até que está difícil me sensibilizar o suficiente para escrever algo que possa representar emoção, a minha emoção.

Não é porque desconheça a experiência do vivenciar a fragilidade de um corpo que tenha sofrido essa doença. Não, pois minha mãe passou por isso, há mais de 40 anos, em época de tratamento ainda bem rudimentar. Era a busca pela sobrevida, ainda que levando a lesões na forma de efeitos colaterais.

Hoje vislumbramos um horizonte mais promissor – o tratamento preventivo.

Quantas pessoas tiveram suas vidas mantidas, nos últimos anos, por levarem a sério a prevenção em razão de estarem mais conscientes, não só da própria doença mas também, e principalmente, dos benefícios de se estar alerta aos sinais, mesmo quando ainda quase inexpressivos!

Vale a pena, com toda a certeza, o vibrar o Rosa, em multiplicidade de tons e matizes. Por que não também o vibrar com a Rosa, seja qual a sua expressão em cor!

Espero que a cada momento mais e mais esperança se abra na forma de recursos que proporcionem mais luz nesse caminho de tantas mulheres.

Mulheres guerreiras, sofridas, fortes mesmo que por vezes frágeis, mas sem desistirem da esperança de poderem vivenciar um pouco mais a beleza e o milagre da vida.

 http://www.eldaevelina.com/obras/?p=2472

2 Comentários

  1. 9-10-2014

    De fato a prevenção é muito importante, mas a conscientização da necessidade, do cuidado e atenção das pessoas que muitas vezes nem
    tem conhecimento do problema.

  2. 11-10-2014

    BELA, LÚCIDA E SENSÍVEL REFLEXÃO, ELDA! FAÇO MINHAS AS SUAS PALAVRAS, OBRIGADA!
    GRANDE ABRAÇO,
    MARILIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *