Posted por em 22 ago 2013

Decors-Evangelho-02O poder da Fé

Nós sempre acreditamos em algo ou em alguém. É um sentimento natural em todos nós e um dos aspectos da fé.

Esse sentimento espontâneo se dá pela necessidade que temos de acreditar, pois proporciona a nós tranquilidade, certa paz interior de que precisamos para nos mantermos emocionalmente saudáveis.

Há, no entanto, um outro aspecto da fé, decorrente de experiências vivenciadas e retornos positivos de escolhas e ações. A partir de resultados obtidos com essas experiências, nosso pensamento elabora razões que sustentam a confiança em determinadas atitudes e alternativas e promove parâmetros para novas escolhas e ações, formando conceitos e confiança que se fortalecem mais e mais a cada assertiva nesse processo.

É a fé que surge e se solidifica a partir do uso da razão, com fundamentos lógicos e realizações significativas.

A confiança adquirida em decorrência desse processo racional e de bases sólidas vem a ser alicerce para o nosso caminhar seguro e para o progresso.

A fé com bases sólidas na razão e na lógica proporciona o olhar de que necessitamos para a vida saudável e promissora, pois teremos lucidez para avaliar as alternativas que se nos apresentam ao longo desse viver. Desvia-nos de situações que poderiam comprometer o nosso sucesso em empreendimentos, sejam sob o ponto de vista pessoal, profissional e mesmo espiritual. Passamos a ter mais lucidez.

Quem tem fé com bases sólidas percebe que há limites para o agir, seja na escolha do que fazer, do como fazer, ou até mesmo se devemos ou não fazer.

A fé sem o apoio da razão pode nos levar a atitudes insensatas, ou mesmo a perturbações decorrentes do fanatismo.

A fé racional estabelece, para nós, limites para nossas atitudes, impedindo-nos de fazer escolhas sem fundamentos lógicos e proporcionando estratégias de ações, porque saberemos que caminhos tomar para alcançarmos os objetivos traçados, com mais chances de sucesso.

Vale lembrar aqui a passagem contida em Mateus 17, sobre a cura de um jovem. Estava o Mestre com seus discípulos e um homem se aproximou pedindo a Jesus que curasse o seu filho.

Jesus, percebendo a compaixão do pai, em face do drama do filho enfermo tomado por uma estranha força que o atirava de um lado a outro, com o risco da própria vida, enterneceu-se dele e sondou a sombra que o envolvia e identificou as causas do desequilíbrio do jovem.

O contato com Jesus restituiu-lhe a consciência e percepção de acontecimentos de outrora em que ele se envolvera. Foi oferecida a oportunidade do arrependimento e do perdão aos dois seres – vítima e verdugo – rompendo, de imediato, o vínculo que os mantinha em relação desarmoniosa. A voz clara e forte do Mestre e o influxo do Seu pensamento amoroso promoveu a libertação dos dois seres que se mantiveram presos por laços invisíveis por longos anos, vítimas do ódio e do rancor.

O poder da fé, em Jesus, o contato estreito que tinha com Deus, sua mansuetude e amor davam a Ele autoridade para a libertação que ali se fazia necessária. Possuía condições de visualizar toda a história pretérita daquele a quem socorria e tinha o conhecimento do que fora necessário para promover seu atendimento de forma eficiente.

Jesus não se utilizava de meios rotineiros, pois sabia serem necessárias ações específicas a cada atendimento a ser ministrado. Só a imposição verbal não ofereceria o resultado almejado. Só o conhecimento e a experiência, conjugadas à intuição proporcionada por seu contato estreito com o Pai, ofereceria ao Mestre condições para a realização da tarefa com sucesso.

Por vezes as dificuldades se mostram para nós intransponíveis por ainda nos deixarmos envolver pelos preconceitos e desconfianças e, por isso, fragilizamos nosso poder de realização. A nossa fé ainda não terá atingido o patamar que almejamos.

A nossa Fé terá o poder de transportar montanhas quando, aliado o conhecimento à confiança e à razão estiverem também presentes a compaixão, a mansuetude e o amor, porque assim, além da própria fé teremos condições de um contato mais íntimo com o poder que tem sua origem na fonte primária de todas as coisas – Deus.

Você poderá ouvir a palestra em mp3 – O poder da fé

Um Comentário

  1. 29-8-2013

    Sábias considerações que nos ajudam cada vez mais nessa caminhada que estamos buscando o nosso progresso espiritual.
    Através da Doutrina dos Espíritos aprendemos o verdadeiro significado da fé raciocinada; e com o Evangelho temos o exemplo do Cristo e seus ensinamentos práticos, para o nosso dia a dia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *