Posted por em 25 set 2011

Decora-02-3“… Ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo” João 3:3

A reencarnação é o ponto de discordância mais expressivo entre as religiões cristãs.

O conceito de múltiplas vidas faz parte do Ser Humano há milênios entre os egípcios, como também entre os hindus e os budistas, apesar de haver divergências em seus conceitos básicos.

A concepção da reencarnação, como recurso para o processo evolutivo do Ser, já existia entre os habitantes do antigo Egito e volta fortalecida com o advento do próprio Espiritismo.

A reencarnação partilha com a possibilidade de comunicação com o Plano Espiritual o ponto de discordância entre o Catolicismo, o Protestantismo e os adeptos da doutrina codificada por Kardec.

Identificamos a reencarnação como uma manifestação do amor, da misericórdia Divina. A justiça de Deus presente em nossas vidas. É a demonstração do grande amor que Ele tem para com todos nós. São oportunidades maravilhosas que temos para aprender e crescer intelectual e espiritualmente e de nos recuperarmos de eventuais erros que tenhamos cometido.

É como compreendemos as diferenças existentes entre nós nas suas mais variadas expressões.

A descrição do processo reencarnacionista no Ministério da Reencarnação em “Nosso Lar” é digno de um estudo à parte. Também em o livro “Ícaro Redimido”, de Gilson Freire, nós podemos verificar procedimentos ricos e detalhados, minuciosos e complexos no preparar a Reencarnação.

São etapas minuciosamente desenvolvidas tanto pelos mentores espirituais, quanto pelos espíritos envolvidos. A reencarnação de um indivíduo não é um procedimento isolado, envolve espíritos que também estarão comprometidos com a vida e o processo evolutivo dos reencarnantes.

É um processo muito mais abrangente do que podemos imaginar.

André Luiz, em seus livros, expõe com muita propriedade essas etapas e a complexidade do processo. São anos, até mesmo décadas, de trabalho e estudos na tentativa de se fazer de uma vida na carne uma oportunidade de sucesso em mais uma etapa no processo de evolução, seja espiritual, intelectual ou emocional de um indivíduo.

                       

Nós somos espíritos em evolução. Começamos como seres simples e ignorantes.

Ao longo de várias existências em corpo físico e também passando por várias experiências sem ele, como espíritos desencarnados, nós prosseguimos no aprendizado.

Todo aprendizado e descobertas são importantes, mas o mais significativo nesse processo de evolução é o aprendizado espiritual. São os valores morais, éticos; o amor que se expande em nossos corações por todas as pessoas com quem convivemos.

No início, só conseguimos amar aqueles que estão mais perto de nós, mas com o tempo conseguimos aumentar esse amor, abrangendo outras pessoas que conhecemos, com quem trabalhamos, com quem estudamos, com quem nos encontramos todos os dias.

É necessário que entendamos que o aprendizado na escola, adquirido nos livros, na conversa entre amigos, em palestras, é muito importante e melhor ainda se combinarmos com eles o aprendizado do Evangelho de Jesus, o aprendizado espiritual.

Nós estamos sempre aprendendo, sempre, todos os dias. É uma informação que conseguimos ouvindo rádio, vendo televisão, lendo um jornal, assistindo a palestras. Seja onde ou por que meio for, sempre estamos aprendendo algo. Devemos, no entanto, nos preocupar com o que estamos aprendendo, pois recebemos informações de vários tipos e de todos os tipos de pessoas. Precisamos escolher o aprendizado que irá ser útil para nós e para a melhora da qualidade de vida que temos.

É a soma desses aprendizados, sejam intelectuais, sejam espirituais, que será a nossa herança dessa vida, ou melhor, dessa encarnação que recebemos como presente de Deus.

Quando deixamos esse corpo físico (o que a maioria das pessoas chama de morte) passamos para outro estágio desse aprendizado. Nesse estágio estaremos sem esse corpo que conhecemos, mas levaremos conosco todo o aprendizado que conseguimos conquistar.

Nesse novo estágio também teremos oportunidades para aprender muitas coisas, seja sob o aspecto intelectual, seja sob o aspecto espiritual e moral.

Quando recebemos a oportunidade de voltar a um corpo físico, teremos avançado no nosso aprendizado e, no novo corpo, poderemos testar o conhecimento adquirido, como também aprendermos mais e, assim, ampliar nosso horizonte cultural e espiritual.

Evoluir é aprender mais e mais e saber aplicar o que aprendemos para a melhora da nossa qualidade de vida e daqueles com quem convivemos.

É uma oportunidade valiosa que temos para exercitar tudo aquilo que aprendemos pelas várias experiências que já tivemos, como também de ter novas experiências com novos aprendizados.

Por isso, entendemos que a Reencarnação é uma prova do amor de Deus para conosco, porque encarnando e reencarnando conquistamos a nossa evolução espiritual e, assim, conquistamos o nosso merecimento de conhecer o Reino de Deus, referido no Evangelho.

do livro “Reflexões Evangélicas”, de Elda Evelina Vieira, pela Bookess Editora
veja em http://www.bookess.com/read/7140-reflexoes-evangelicas/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *