Posted por em 16 dez 2016

ImgCapaSite-EvangelhoAmorÁudio do estudo no GFEIE, Sede do Paranoá, em 16 -12-2016 – Jesus é Amor

Áudio do estudo GFEIE, Sede Asa Norte, 22-12-2013 (mp3) – Jesus, o Mestre de Amor

separador-AprenderMestre

Diz Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai se não por mim. (João 14:6). Jesus é o caminho da verdadeira vida.

É o caminho do amor que nos eleva à condição de merecedores desse encontro maravilhoso, e é Jesus, o Cristo, que nos ensina essa máxima, através do imenso amor que nos dedica a todos, desde antes da criação do nosso mundo.

 João 1:9 a 11

Pois a verdadeira luz, que alumia a todo homem, estava chegando ao mundo.

Estava ele no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele, e o mundo não o conheceu.

Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.

Também Emmanuel, em o livro A Caminho da Luz, no capítulo A Gênese Planetária, diz que a Comunidade de Espírito Puros e Eleitos pelo Supremo Senhor do Universo, da qual é Jesus um dos membros Divinos, já se reuniu por duas vezes nas proximidades do Planeta. A primeira quando da formação do nosso orbe e a segunda quando se decidia a vinda do Cristo à Terra. Informação esta que confirma o que foi dito pelo Evangelista João nos versículos acima citados.

Nossa jornada tem como objetivo o aprendizado, a elevação moral e espiritual, e para irmos ao encontro do Pai precisamos aprender a trilhar nossa vida pautada nos ensinamentos do Mestre de Amor.

Jesus veio nos ensinar o amor e o aprendizado. A transformação se dá independente de credo, filosofia ou religião.

A energia do amor de Jesus envolve-nos a todos, indistintamente, e aqueles que são sensíveis percebem-lhe a presença e sentem a energia amorosa promovendo a transformação redentora no íntimo da alma.

É o espírito imortal que se vê transformado e elevado em sua condição moral e espiritual.

A partir de então, se inicia um novo processo, o de busca pela conexão com o Pai. É esse novo processo o objetivo da vinda do Mestre de Amor: ensinar-nos o caminho de retorno ao Pai, religação com o Criador.

Enquanto nos mantivermos afastados do caminhar de acordo com os ensinamentos de Jesus, estaremos afastados de Deus.

O texto Lição do Natal, contido na revista Reformador de dezembro de 1975, traz-nos o alerta com relação à verdadeira lição que o Natal nos proporciona – Jesus veio nos ensinar o caminho que devemos trilhar para o nosso encontro com Deus.

Apesar do que ocorre à nossa volta – violência, desrespeito, guerra, lutas pelo poder -, podemos identificar expressões desse amor em várias ações existentes em todo o mundo.

Há um movimento exemplar em vários países, mobilização de pessoas verdadeiramente interessadas no bem-estar e valorização do Ser Humano, apesar de pouco ouvirmos falar sobre o assunto através da mídia convencional

São os Empreendedores Sociais.

São ações diversificadas, mas com um só foco: compreender, respeitar, valorizar o próximo e promover seu crescimento como pessoa e como ser social. Não há qualquer interesse pessoal, tão-somente a promoção social, econômica e moral do Ser Humano.

Essa mobilização é a verdadeira expressão do amor e ela está presente no nosso mundo.

Precisamos mudar o nosso olhar, pois, enquanto mantivermos o olhar negativo sobre o que ocorre à nossa volta, estaremos fortalecendo a energia desarmoniosa que promove essas ações.

No entanto, se mudarmos o nosso olhar, isso quer dizer, a nossa maneira de ver o mundo no sentido de perceber que podemos promover mudanças, estaremos transformando-nos em agentes dessa transformação.

Estaremos em condições de sentir a presença da energia amorosa a nos envolver, cada vez mais, e seremos instrumentos de transformação.

Talvez algumas pessoas digam que estou sendo muito otimista e até mesmo excessivamente idealista, mas é somente com esta disposição que efetivamente promovemos transformações à nossa volta. Podemos tomar como exemplo Mandela, Gandhi, Madre Tereza de Calcutá, Irmã Dulce, Martin Luther King.

E para ser mais contundente nesse olhar, cito o próprio Cristo, na figura de Jesus, que acredita em nós, no nosso potencial, e veio nos ensinar o verdadeiro caminho da transformação através do amor.

A Luz do Amor

Precisamos nos conscientizar, por certo, de que a grande ventura que aguarda a humanidade é saber-se parte da grande programação da luz intensa que progride a cada dia, que evolui em brilho e intensidade.

Antes, singela como uma vela a mostrar-se frágil e inquieta. Ao longo dos tempos adquiriu mais firmeza e vigor.

Ora, prossegue como a buscar mais confiança em si mesma e envolve a mim, a você, a toda a humanidade, a cada dia, fortalecendo nossa fé e nossa determinação na proposta de ir ao encontro de nossa reforma interior e evolução espiritual.

As relações ainda se mostram sem solidez mas, no imo de cada um há um Ser que palpita e soergue a esperança de dias melhores e é essa motivação pelo melhor, pela própria evolução, que verdadeiramente irá promover o encontro com a grande luz.

Não nos esqueçamos de que essa luz que começou a brilhar no nosso mundo foi oferecida por Jesus, o Cristo, o grande Mestre de Amor.

separador-AprenderMestre

A Paz

Jesus um modelo de amor

Jesus veio nos salvar porque veio nos mostrar como devemos proceder na nossa vida. Jesus demonstrou-nos, através do seu exemplo, o amor, a mansidão, a capacidade de perdão. Quando compreendermos o verdadeiro sentido do Evangelho e o internalizarmos em nossas vidas, poderemos dizer que estamos salvos.

As mensagens contidas no Evangelho nos falam de amor entre os homens, sem fazer qualquer distinção de raça, cor, classe social, nível econômico ou credo religioso.

“Amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como a si mesmo”, este é o mandamento maior, onde estão contidos todos os outros.

Cristo veio trazer a paz entre os homens – “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” (João 14.27) – e é sobre a paz que queremos conversar.

Se Jesus veio trazer a paz, e em todos os momentos suas mensagens e exemplos de vida nos dizem do amor entre todos, poderíamos concluir:

A PAZ vem do AMOR.

Vamos refletir mais sobre essa afirmação!

O Ser Humano tem muita dificuldade em amar, até a si mesmo!

Nós temos dificuldade em aceitar nossas limitações, nossos erros. Quando nos sentimos amargurados, desgostosos, frustrados, nós nos amamos menos. As desilusões podem se acumular de uma tal forma que passamos não só a nos amar menos, como até deixamos de nos amar. Resultado inevitável: perdemos a paz interior.

Precisamos entender que somos seres em evolução e, por isso, que cometemos faltas, mas deveremos sempre procurar acertar o máximo possível.

Precisamos nos aceitar como somos, procurando nos melhorar intelectual e espiritualmente. Precisamos aprender a nos perdoar.

PERDÃO é AMOR.

Então podemos dizer, com a maior tranquilidade:

Precisamos nos amar mais se quisermos viver em paz com nós mesmos.

Se não somos perfeitos, mas queremos ser aceitos, respeitados e amados mesmo assim, evidentemente precisamos aceitar, respeitar e amar aqueles com quem convivemos, não é verdade?

E se amarmos, respeitarmos e aceitarmos é muito mais fácil que sejamos amados, respeitados e aceitos pelos outros. Assim, a convivência se torna muito mais fácil, proveitosa e … pacífica. PACÍFICA: a PAZ combina com o AMOR!

AMOR e PAZ

A Paz vem da existência do amor no coração das pessoas, da compreensão, da aceitação, do respeito mútuo.

Quando existe o amor existe o perdão e a paz impera soberana.

É lógico que sempre queremos ver felizes as pessoas que amamos e quando amamos verdadeiramente nós aceitamos as pessoas como elas são e queremos que elas encontrem o melhor caminho para seguir.

Quando há AMOR no coração dos homens, a PAZ impera em todos os lugares.

Jesus demonstrou o seu amor por TODOS, não fez qualquer distinção. Ele somente nos pediu que praticássemos e exerceu, ele mesmo, esse ensinamento em todos os momentos de sua vida entre nós:

AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E AMAR AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO.

Viveremos em PAZ verdadeira quando efetivamente aprendermos a AMAR de todo o nosso coração.

Texto do livro “Um Novo Caminhar” – Elda Evelina Vieira

 

3 Comentários

  1. 26-12-2013

    ELDA, SUAS REFLEXÕES SÃO COMO SEMENTES DE AMOR, QUE CAEM EM NOSSOS CORAÇÕES E MENTES. ÀS VEZES, ESTES NOSSOS CORAÇÕES E MENTES SÃO COMO TERRA DURA, DE TÃO CANSADOS, TRISTES, DESILUDIDOS!
    QUE, NO ENTANTO, ESTA SUA FARTA E CONSTANTE SEMEADURA ENCONTRE SEMPRE UM NICHO DE FRESCOR, MESMO NUMA “TERRA” ENDURECIDA, PARA QUE A BOA-VONTADE E A ESPERANÇA SE TRANSFORMEM EM FARTA COLHEITA DE AMOR.
    ABRAÇO FRATERNO,
    MARILIA

    • 26-12-2013

      Oi Marília, você me deixou muito emocionada com o seu comentário. Eu me senti muito gratificada pelo trabalho que me proponho a fazer e faço com muito prazer. Suas palavras carinhosas me remetem a ter muito mais responsabilidade nessa tarefa e um comprometimento ainda maior. Espero estar sempre em condições de corresponder. Beijos em seu coração e muito grata pelo carinho com que sempre me envolve.

  2. 27-12-2013

    Elda,suas considerações sempre muito apropriadas. JESUS, realmente tem que ser nossa referência VIVA!
    Fraternalmente,
    Filogônio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *