Posted por em 14 nov 2023

Palestra oferecida no Grupo da Fraternidade Espírita Assistencial e Educacional Fraternidade

Este texto tem como conteúdo mais importante o alertar-nos para dois aspectos muito expressivos:

– Temer

– Confiar

Quanto ao temer, muitas vezes demonstramos nossas limitações de várias formas, entre outras:

– recuar diante de projetos sonhados;

– temer enfrentarmos oportunidades que nos surgem;

– insegurança no conviver com companheiros que demonstram ainda não terem alcançado, no nosso      entender, uma condição moral esperada ou desejável.

– qual tem sido nossa capacidade de analisar nossa maneira de ser;

Quanto ao confiar:

–  como se encontra nossa condição de autoconfiança;

–  como observamos nosso comportamento diante da vida;

– temos lidado de forma tranquila com relacionamentos que se apresentam de forma diversa a nossas expectativas;

Podemos observar inúmeras situações, em que podemos nos encontrar, trazendo desconforto por ainda não termos segurança, autoconfiança.

O texto Zelo do bem, de Emmanuel, logo de início já nos alerta para situações como temer aqueles que praticam o mal.

O mal existe à nossa volta, independente de como tem sido nossa forma de viver.

A forma como enfrentamos situações que a vida nos apresenta depende de nós, de como nos comportamos diante das vicissitudes, das dificuldades.

Os sentimentos que trazemos em nós, emoções decorrentes de vivências positivas ou não. Experiências que resultam em maneiras como enfrentamos situações.

Alerta-nos Emmanuel para um aspecto muito importante diante de situações que se nos apresentam no viver e conviver:

– nossa limitação ou mesmo incapacidade (termo utilizado por Emmanuel) de ter um olhar amplo diante de situações que se nos apresentam. Saber fazer uma análise circunstanciada, criteriosa diante do que que venhamos a enfrentar. Depende não só do olhar para essa ou aquela ocorrência, onde ou por quem. Depende também de ambientação do ocorrido à nossa volta, de como estamos emocional e moralmente no viver e conviver.

Emmanuel apresenta-nos uma afirmativa muito interessante para levar-nos a refletir: “Se existe sólido propósito do bem nos teus caminhos, se és cuidadoso em sua prática, quem mobilizará tamanho poder para anular as edificações de Deus?”

Precisamos ter mais firmeza em nossos propósitos diante do viver, principalmente no conviver – vivenciar relacionamentos de forma a nos comportarmos de forma confiante, sentindo o poder de Deus dentro de nós. Não nos deixarmos derrotar pela insegurança, pela dúvida quanto ao que Deus nos proporciona a todo momento.

Citando o primeiro parágrafo de Emmanuel no texto sob análise: “Temer os que praticam o mal é demonstrar que o bem ainda não se nos radicou na alma convenientemente.”

A confiança no exercício da Vida depende do que acolhemos em nossa Alma, da confiança em Deus, no amor que Ele demonstra sempre, mas ainda não aprendemos a valorizar.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *