Posted por em 11 mar 2014

Decors-Evangelho-06

Dons

É muito bom falarmos sobre virtudes e dons em nossas vidas e é importante que reflitamos sobre como alcançar essa bênção.

Estamos sempre a buscar melhores condições, conquistar novos patamares sociais, econômico/financeiros, profissionais, intelectuais, isso se estivermos mais ligados aos patrimônios materiais. Achamo-nos merecedores de receber “dos céus” amparo para lograr êxito nos nossos anseios, sem, no entanto, verificar se já estamos preparados para esta conquista.

Também, mesmo quando conectados a questões espirituais, seja como aprendizes ou trabalhadores, vislumbramos nossas vidas em situação de destaque, sendo admirados, bem aceitos. Chegamos, muitas vezes, a nos visualizar merecedores de condições especiais no plano espiritual após o desencarne, crendo termos feito nossas tarefas de forma satisfatória a nos permitir alcançar essa condição.

Se nos empenhamos na conquista de conhecimento, dedicamo-nos ao trabalho, em parte podemos afirmar termos logrado algum êxito e, portanto, merecermos uma situação de conforto espiritual e bem-estar.

No entanto, não basta amealharmos conhecimentos na área do saber intelectual. Também não é o bastante conhecer a forma de aplicar esse aprendizado sob o ponto de vista técnico, logístico, ético, saber administrar o conceitos, valores, recursos pessoais ou materiais.

Principalmente no que se refere às conquistas no plano espiritual.

Ao fazer contato com a possibilidade de trabalharmos espiritualmente, imaginamos que tão-somente bastam os estudos sistematizados, o aprendizado mediúnico, dedicarmo-nos no trabalho social e outros afazeres afetos ao bom desempenho da Casa a que estamos ligados.

É necessário que observemos alguns quesitos indispensáveis para que sejamos realmente reconhecidos como merecedores de receber certos dons especiais, não bastando o saber fazer e o pedir para ser.

No livro de Tiago 1:17 encontramos: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do Alto.”

Para que obtenhamos o benefício dos dons que vêm de Deus precisamos, além do conhecimento e da aplicação do conhecimento, a atitude compatível com o dom que almejamos.

Diz-nos Emmanuel:

“Queres o dom de curar? Começa amando os doentes, interessando-te pela solução de suas necessidades.

Queres o dom de ensinar? Faze-te amigo dos que ministram o conhecimento em nome do Senhor, através das obras e das palavras edificantes.

Esperas o dom da virtude? Disciplina-te.

Pretendes falar com acerto? Aprende a calar no momento oportuno.

Desejas acesso aos círculos sagrados do Cristo? Aproxima-te d’Ele, não só pela conversação elevada, mas também por atitudes de sacrifício, como foram as de sua vida.”

As qualidades excelentes são dons que procedem de Deus; entretanto, cada qual tem a porta respectiva e pede uma chave diferente. (1)

Além da conquista das virtudes, com empenho, dedicação, coragem, confiança, faz-se necessário que internalizemos os ensinamentos do Cristo, sem o que não conseguiremos responder ao seu chamamento de forma verdadeira.

Estejamos preparados para o exercício do Evangelho e busquemos os dons perfeitos que vêm de Deus.

(1) Caminho, Verdade e Vida, Cap. 52 “Dons” Emmanuel, por Chico Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *