Posted por em 10 jul 2015

 

 

Pizza-Dia_10-07-15

Há algumas coisas que são praticamente unanimidade à mesa dos brasileiros: pão de queijo, macarrão, batata frita.

E, como não poderia deixar de ser… Pizza.

Ela pode ser feita de formas bem variadas, bastando ter criatividade e disposição.

As tradicionais, pois exemplo, podem ser de frango, carne, presunto, atum, camarão etc.

Todas elas, no entanto, pelo menos no Brasil, têm queijo como opção obrigatória.

Podemos fazê-la acompanhar de tomate, pimentão, cebola e outras coisinhas mais.

Ah! Há também os temperos como: páprica, orégano, pimenta calabresa. Opcionais, é claro. Depende do gosto de cada um. Alguns deles para mim são imperdíveis, como o orégano, por exemplo. Ah! Tem também a salsinha, manjericão, cebolinha e… escolha você o seu jeito de temperar a sua.

Não podemos nos esquecer das variações como as vegetarianas: marguerita e napolitana. Na itátlia há duas que são imperdíveis: zucchine e melanzane. Para quem não sabe, abobrinha e berinjela, respectivamente. Duas iguarias muito tradicionais na mesa dos italianos.

À parte das tradicionais vêm as inovações, creio que dos brasileiros, só poderiam ser mesmo nossas, afinal de contas somos invencíveis na criatividade e no inusitado: banana, abacaxi e… tchan tchan tchan… chocolate.

Eu acho meio estranha a pizza de chocolate, mas sei que tem gente muito fã deste sabor na pizza. Devem ser aqueles que não podem deixar de degustar a delícia do cacau, fruto de origem sul americana , bem nos nossos arredores.

Pesquisando sobre a origem do chocolate encontrei algumas curiosidades: o cacau foi considerado um alimento presenteado diretamente pelos deuses. Era consumido apenas pelos Sacerdotes (antes da chegada de Colombo às Américas).

Bem, voltando à nossa aniversariante, a Pizza.

Apesar de a grande maioria acreditar que seja um prato de origem italiana, sua origem é bem diversa.

Começou com os egípcios (massa de farinha com água), alguns creem que com os gregos (massas de farinha, arroz ou grão-de-bico). Assavam em tijolos quentes.

Depois foi parar na Itália e na Etrúria.

Os babilônios, os hebreus e egípcios, como já disse. Assavam em fornos rústicos, isso há mais de 5.000 anos. Foi chamada de “Pão de Abraão”.

Os fenícios, três séculos antes de Cristo, costumavam cobrir a massa com carne e cebola. Os turcos muçulmanos adotaram esse costume durante a Idade Média e, por causa das cruzadas, chegou à Itália, pelo porto de Nápoles.

Bem, a partir daí creio que todos sabemos qual foi a jornada dessa iguaria que, como disse no início, é praticamente unanimidade na mesa dos ocidentais. Será que só dos ocidentais? Creio que não, afinal de contas ela teve sua origem bem longe de nossas terras.

Aproveitem bem o dia de hoje para saborear sua pizza em suas mais variadas formas e sabores.

Bom apetite.

4 Comentários

  1. 10-7-2015

    Prezada Elda, dentre várias opções, aqui em Brasília a minha pizza preferida foi batizada com o nome de “Maçarico”, ligeiramente apimentada, com zuchine, mozzarella, etc. Todavia não quero que pensem que desprezo as outras, mas a “Maçarico” escoltada por umas taças de “bombeikrinho bem gelado, hummmmmm….
    abraços do Luiz Rosane

  2. 10-7-2015

    Adorei amiga, saber tantos detalhes “históricos” sobre a deliciosa aniversariante de hoje! Amo a pizza de pequi… você já experimentou? Não perca oportunidade, talvez goste, caso aprecie o
    pequi. São tantos sabores que fica difícil eleger uma só. Mas cá para nós, VIVA À PIZZA! hoje e sempre…

  3. 10-7-2015

    Muito interessante, Elda!!! Para mim, no entanto, e para muitos que, como eu, são alérgicos ao glúten, esta comemoração só pode ser feita com a pizza sem glúten, coisa que já existe no mercado mas que nem de longe se compara à tradicional. Enfim, tive que me adaptar!
    No entanto, se alguém instituir o glorioso Dia do Pão-de-Queijo, serei a primeira na fila das comemorações (risos)!
    Grande abraço, bom Dia da Pizza,
    Marilia

    • 11-7-2015

      Oi Marilia, pensando na sua proposta de o dia do Pão de Queijo, fui pesquisar e ele já existe – 17 de Agosto. Vou preparar-me para esta homenagem. Grata por “provocar” o assunto. rsrs Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *