Postado por em 1 ago 2018

O medo e o Reino de Deus

No dia 30-07-2018 tivemos a apresentação do tema Medo, pelo Godinho(FEB), em que nos ofereceu algumas reflexões quando, então, sugeriu uma conexão entre os temas Medo e Reino de Deus. Aqui ofereço algumas de suas observações, esclarecendo que o faço depois de ter comentado com ele a respeito da minha intenção.

O medo é uma emoção reflexa decorrente do desconhecimento a respeito do que nos possa ocorrer.

Por exemplo: medo da morte, do que possa acontecer a partir de um determinado fato ou ação – nossa ou de outrem. Enfim, medo do desconhecido ou do que nos foge ao controle.

Quem nos ofereceu o estudo sobre o tema Medo trouxe-nos reflexão interessante que poderemos relacionar com o tema Reino de Deus. Pedro negou conhecer Jesus, quando perguntado a respeito, por não saber o que lhe poderia acontecer se afirmasse tê-lo conhecido (Jesus) – teve medo.

Os discípulos, depois da crucificação de Jesus, estiveram a portas fechadas com medo, porque não sabiam o que lhes poderia acontecer, tendo como referência, o que ocorrera com Jesus e alguns de seus seguidores.

Trazendo esse conceito para o estudo do Evangelho, especificamente para a passagem trazida por João 20:19:

“Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco.”

Tanto Pedro, quando negou Jesus, quanto os discípulos que estavam recolhidos a portas fechadas, foram tomados da emoção Medo por estarem enfrentando o desconhecido.

No entanto, foram tomados de emoção diferente que lhes surgiu quando da presença do Mestre – a confiança.

A partir daquele momento, os discípulos vivenciaram uma nova realidade. Despertaram para o Reino de Deus que traziam em si, mas que precisara ser vivenciada a sua presença em cada um deles. Só a confiança e a fé viriam a proporcionar esse despertamento. O medo não mais lhes ocorreria, um novo Ser acontecia a partir daquele momento.

Para não mais sentirmos medo do que nos possa ocorrer na experiência de viver, precisamos desenvolver, ou despertar, o Reino de Deus em nós. A partir de então, a fé nos conduzirá por caminhos firmes e seguros. Não haverá dúvidas nem desconfiança. O medo não mais fará parte de nossas vidas.

Acrescentamos então… os Espíritos que já atingiram patamares mais elevados em seu processo evolutivo não mais têm medo, pois sabem o que lhes ocorre e ocorrerá. O saber, o confiar, traz paz plena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *