Homenagem a todos os aposentados – 24 de janeiro, Dia Nacional dos Aposentados

Postado por em 24 jan 2015

Dia do aposentado

Uma reflexão oferecida com muito carinho.

Há pessoas que não querem se aposentar e há muitos outros que não podem se aposentar.

Aquelas que não querem apresentam as mais variadas explicações:

– preciso trabalhar;

– não sei o que fazer com o meu tempo livre;

– ainda preciso marcar presença no mercado de trabalho;

– tenho muito ainda para oferecer com a minha experiência.

Estas como tantas outras justificativas.

Eu digo a vocês:

– trabalhar não exige necessariamente ter um emprego;

– há muito que fazer com nosso tempo livre. Digo por experiência própria. Há inúmeras vantagens – trabalho voluntário, realização pessoal, bem-estar físico e emocional, fazer aquelas coisas de que tanto gostamos e não tínhamos tempo enquanto exercíamos uma profissão para nos sustentar, realizar sonhos, viajar, estar mais com os filhos, curtir netos, alegrar-se com a vida dentro do possível. Por vezes, quando me presto a enumerar as coisas que faço… chego a ficar cansada só de pensar e explicar. Algumas pessoas ao lerem isso podem até sorrir, achar improvável… mas é verdade;

– precisamos deixar um espaço livre no mercado de trabalho para aqueles que estão ingressando na luta em busca de um emprego. Ideias novas sempre são muito bem-vindas para arejar a dinâmica da vida;

– a experiência pode ser oferecida de outras formas e é realmente muito bom compartilhar conhecimento, ideias, projetos de vida, sonhos, realizações. Esse compartilhar pode estar inserido entre as vantagens em se ter o tempo livre – o trabalho voluntário.

Quanto aos que ainda precisam trabalhar, não por apego, mas por real necessidade. Digo que devem continuar com a sua luta. No entanto, se possível, procurar opções em que, além de ganhar para o próprio sustento e o da família, tenham satisfação em fazer o que faz.

Há a opção de se alcançar a alegria de ter um emprego que sempre quis, mas há também a opção de se fazer, com alegria, o que for necessário. Desta forma, certamente encontrará bem-estar e realização pessoal, mesmo tendo que cumprir uma jornada formal de trabalho.

Àqueles que se aposentaram não por idade, mas por terem sido surpreendidos pela vida e identificados como alguém que não mais tem condições de exercer alguma atividade por limitações físicas ou intelectuais fica aqui um recado carinhoso… sempre haverá algo de útil para se fazer, para si mesmo e para alguém com quem partilhe esse momento na eternidade.

Encontre o seu caminho e, ao invés de ficar pensando na vida que poderia ter, faça de seus próximos momentos uma oportunidade de vida que poderá acontecer, proporcionando prazer pessoal. Sempre temos algo a oferecer a nós mesmos e a outras pessoas. Seja grato pela oportunidade de mudança e promova a diferença em sua vida.

 

11 Comentários

  1. 24-1-2015

    ELDA, SUA HOMENAGEM ESTÁ PERFEITA! ACREDITO QUE VOCÊ ESTAVA ESPECIALMENTE ABENÇOADA EM SUAS PALAVRAS. ELAS CALARAM PROFUNDAMENTE EM MEU CORAÇÃO E COM CERTEZA NO CORAÇÃO DE MUITOS QUE LERAM TAMBÉM. OBRIGADA PELO SEU CARINHO E PELA LUCIDEZ QUE DEUS TE DEU. BEIJO GRANDE E QUE DEUS TE ABENÇOE. MARTINHA

  2. 24-1-2015

    Maravilhosa mensagem, Elda. Citou, explicou, exemplificou sob todos os ângulos o assunto. Caso existissem mais pessoas de mente aberta, dinâmica, com facilidade de se expressar, acredito que o mundo à nossa volta seria visto de outra maneira…melhor mesmo!
    Conheço tantas pessoas que se aposentam e se fecham em seu “mundo” familiar, passa o dia todo vendo TV, assistindo filmes um atrás do outro…tem tantas oportunidades que podemos aproveitar mesmo para fazer a diferença em nossa vida!

  3. 24-1-2015

    Olá, Elda Xará!
    Quanto tempo…
    Saudades de vc.
    Me incluo nos dois grupos: gosto do que faço e minha aposentadoria não dá para eu sobreviver. O que acontece, porém, é que sempre podemos nos permitir relaxar mais, nesta idade, uma vez que estamos mais maduros e seguros de nós mesmos.Continue com sua bela obra de voluntariado e nos brindando com seus sábios pensamentos. Abraços, Maria Evelina Xará

  4. 24-1-2015

    Olá, Elda, querida.
    Parabéns pelo dia e pelo belo texto.
    Saúde, paz, luz e alegria. Abraço.
    Ivan

  5. 24-1-2015

    Olá, querida Elda. Gostei de ve-la (foto -pintura?) e ler seu texto. Sempre o faço quando o tempo me permite. Concordo plenamente com vc sobre aposentadoria e acredito que quem quer faz e acontece mesmo fora do mercado formal de trabalho. Meus pais fizeram a diferença: confeccionaram marionetes dos 80 anos em diante e fizeram apresentações em todos os espaços possiveis pelos 10 anos seguintes. Foram os queridinhos no Festival Internacional de Canela enquanto viveram. Quando crescer quero ser como eles. E como vc. Bjs

  6. 24-1-2015

    Parabéns! Ótima reflexao. Beijos

  7. 24-1-2015

    OBRIGADA, ELDA, POR MAIS ESTA REFLEXÃO TÃO OPORTUNA. OS ÂNGULOS QUE VC ABORDOU FORAM PERTINENTES E ALGUNS BEM INSTIGANTES. O MOMENTO DA APOSENTADORIA REPRESENTA UMA AC/DC NA VIDA DA MAIORIA DAS PESSOAS. UM RITO DE PASSAGEM DOS MAIS IMPORTANTES. ALGUNS APOSENTADOS PODERÃO PERGUNTAR-SE: HAVERÁ OUTROS RICOS DE PASSAGEM EM MINHA VIDA? SERÁ ESTE O MEU ÚLTIMO RITO, ANTES DA PASSAGEM FINAL? ESTAS E OUTRAS PERGUNTAS E RESPOSTAS DEPENDERÃO DE CADA UM, SEM DÚVIDA, E UMA REFLEXÃO COMO A SUA PODERÁ ILUMINAR MELHOR AS MENTES DE QUEM SE ENCONTRA ÀS VOLTAS COM TAIS QUESTÕES.
    GRANDE ABRAÇO,
    MARILIA

  8. 26-1-2015

    Linda foto!!! mensagem sábia.
    bjs Malu

  9. 3-2-2015

    Olá querida irmã!
    Linda a foto de vocês dois!!!
    Gostei muito de suas reflexões!
    Obrigada.
    O que me dizem, quando se pensa em aposentar, é que é necessário ter novos projetos.
    Com ternura,
    Clarinda Maria

  10. 24-1-2018

    Excelente texto querida amiga. Há muita vida para além do trabalho formal. Parabéns e gratidão.

  11. 24-1-2018

    Continuo agradecendo a Deus pela profunda reflexão e sábios conselhos de experiência própria!Linda foto você/Gilberto. Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *