Posted por em 12 out 2015

Decors-EvangeEstudo oferecido na FEB Federação Espírita Brasileira, em 12 de outubro de 2015

Separador-Evange
“Seguia-o grande multidão de povo e de mulheres, as quais o pranteavam e lamentavam.

Jesus, porém, voltando-se para elas, disse: Filhas de Jerusalém, não choreis por mim; chorai antes por vós mesmas, e por vossos filhos.

Porque dias hão de vir em que se dirá: Bem-aventuradas as estéreis, e os ventres que não geraram, e os peitos que não amamentaram!” (Lucas 23:27 e 29)

Falarmos sobre esta passagem requer que façamos uma reflexão sobre os costumes da época, valores, conceitos, bem como sobre o próprio Mestre. Caso contrário, correríamos o risco de sermos injustos e fazermos uma interpretação errada a respeito das palavras de Jesus.

– O ser mãe é uma condição muito importante em todas as épocas e a maternidade merece o respeito de todos nós.

– Certamente muitas das mulheres que acompanharam Jesus na sua trajetória para o Calvário eram mães ou esperavam sê-lo algum dia.

– Jesus é a expressão do puro amor por todos nós. Com respeito às mulheres, temos registros, em todo o Evangelho, da sua consideração por elas, sempre presentes na sua jornada, em várias circunstâncias.

Ao lermos pela primeira vez este texto evangélico, causa-nos estranheza as palavras do Mestre e poderíamos interpretá-las como sendo duras para com aquelas mulheres que o seguiam no caminho ao calvário, chorando e lamentando. Entre elas poder-se-iam encontrar as que teriam sido humilhadas, marginalizadas, sozinhas, sofridas.

No entanto, precisamos buscar um novo olhar para o que ali ocorria. Só mesmo o conhecer Jesus e confiar no seu amor leva-nos a refazer a leitura e procurar entender o que realmente estaria querendo ele dizer. Buscar uma interpretação mais adequada. Entre aquelas mulheres haveria aquelas que encontraram acolhimento no convívio com o Mestre, esperança quanto ao futuro.

Ele já sabia de fatos que iriam ocorrer alguns anos depois, como por exemplo a destruição de Jerusalém, e do Templo, provocada pelos Romanos. Haveria grande perturbação entre seus habitantes: crianças, jovens, idosos, tanto homens como mulheres. Estas certamente veriam seus maridos, e principalmente, seus filhos, enfrentarem situações de grande sofrimento. As dores que sentiriam em sua Alma certamente seriam profundas.

Aí então fazem sentido as palavras de Jesus: “não choreis por mim; chorai antes por vós mesmas, e por vossos filhos. Mais ainda compreender o alcance das palavras que se seguem: “Porque dias hão de vir em que se dirá: Bem-aventuradas as estéreis, e os ventres que não geraram, e os peitos que não amamentaram!”

Qual a maior dor para uma mãe? Vivenciar a própria dor ou acompanhar a dor de um filho?

Certamente a resposta será unânime: observar a dor de um filho será muito mais profunda. No momento em que uma mãe presencia o sofrimento de um filho prefere ela mesma sentir essa dor e ver o filho sair ileso de qualquer sofrimento ou dificuldade.

Em caso de não haver como libertá-lo da dor, muito sentirá ela por tê-lo colocado no mundo para vivenciar experiências de profunda dificuldade e dilacerante sofrimento.

Por isso Jesus diz às mulheres de Jerusalém que chorem não por ele, mas por elas próprias e por seus filhos, que certamente iriam experienciar grandes dificuldades e profundo sofrimento em futuro que os aguardava.

Jesus, naquele momento, estaria pensando na dor que aquelas mulheres sentiriam, muito mais intensa do que experienciavam naquele momento. Queria ele que as Filhas de Jerusalém, como são referidas no evangelho de Lucas, ficassem mais conscientes e preparadas para o que iriam ainda passar. Quem sabe, assim, sentir-se-iam mais fortalecidas para o que lhes ocorreria e a seus filhos.

Uma outra interpretação que se poderia apreender da passagem é a de as palavras de Jesus: “não choreis por mim; chorai antes por vós mesmas, e por vossos filhos”, fazerem referência ao choro pela conscientização de erros cometidos e pelo arrependimento. Remete, importante dizer, às fases pelas quais passamos no processo de evolução do nosso espírito – arrependimento, expiação e reparação, bem como faz-nos lembrar as Bem-aventuranças: “Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados”. (Mt. 5:4) (1)

Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.

O choro a que se refere essa bem-aventurança seria o choro em razão do sofrimento?

Há também uma interpretação a respeito, que merece uma reflexão. Podemos entender como sendo os que choram por um arrependimento sincero diante do erro cometido. Não só com relação a si, ao próximo, mas também com relação a Deus.

Reconhecem o seu erro, têm o coração sofrido. Choram por terem errado, mas não se mantêm na dor do erro e do arrependimento. Buscam o crescimento, a evolução, o aprendizado, novos caminhos. Buscam a sua reforma íntima. Eles se empenham na correção do seu erro.

Esses serão consolados porque verdadeiramente percebem o quanto precisam mudar e estão arrependidos de coração.(2)

Poder-se-ia, também, considerar a hipótese de algumas mulheres, que ali estavam a chorar, com a oportunidade de refletir sobre o que Jesus lhes falara, terem compartilhado o fato com os filhos e quiçá oferecido a eles também condições de refletirem sobre o que sobreviria de futuro. (1)

O versículo mais à frente ao que já foi mencionado: “Porque, se isto se faz no lenho verde, que se fará no seco?” (Lucas 23:31). Há uma interpretação para esta passagem a de ser Jesus o “lenho verde” – aquele que é puro, sem mácula – e o “lenho seco” seria a população de Jerusalém – um povo que muito ainda precisaria evoluir, com muitas debilidades e vícios. Assim, se estavam tratando o Mestre daquela forma, muito mais poder-se-ia esperar pelo que fariam com o povo daquela cidade. Reforçando, mais ainda, a preocupação de Jesus em prepará-las para o que ainda estava por vir.

Podemos crer, tendo como referência o amor do Mestre por todos nós, e por elas em particular, naquele momento, que ele as envolvera, não só com palavras, como também com energia consoladora e revigorante para que pudessem vencer aquele momento e seguir em frente em suas vidas.

Separador-Evange

  1. Algumas considerações oferecidas por parte do público, depois de concluído o estudo.
  2. Citação do livro Reflexões Evangélicas, capítulo “Cristo Consolador em as Bem-aventuranças”, da própria autora, Bookess Editora.

3 Comentários

  1. 12-10-2015

    Maravilhosa e clara explicação do tema tão delicado quanto importante! Eu não acrescentaria nem uma virgula pois está completo! Deus a abençoe sempre!

    • 13-10-2015

      Cara amiga, diante de algumas reflexões posteriores à primeira publicação, fiz alguns ajustes que talvez considere interessantes para reflexão. Abraços fraternos.

  2. 29-9-2016

    Olhei vários comentários sobre esse versículo, achei o seu ótimo, esclareceu-me as dúvidas sobre ele. Deus abençoe sua vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *