Posted por em 15 jul 2015

Interessante… Dia 15 de julho escolhido para homenagear o Dia do Homem

A primeira coisa que me veio à mente foi dizer: o melhor homem é aquele que sabe valorizar a mulher.

No entanto, certamente há outros aspectos a se considerar para avaliarmos o Ser masculino.

Fui pesquisar, então, a razão de ser do Dia do Homem.

Uma curiosidade, no Brasil é celebrado em 15 de julho. Em outros países dia 19 de novembro – Dia Internacional do Homem.

Esta celebração deve-se ao fato de se querer chamar a atenção da sociedade para problemas e circunstâncias que possam atingir, em especial, o sexo masculino. O autocuidado e a conscientização quanto a eventual ocorrência do câncer de próstata e doenças relacionadas ao uso do tabaco e de bebidas alcoólicas.

Uma outra reflexão refere-se à igualdade entre os gêneros masculino e feminino. Como foco principal, eventuais radicalismos – machistas e feministas – seja na vivência familiar, social e profissional.

Abrange também uma reflexão sobre o padrão comportamental do homem contemporâneo, que já não segue as mesmas referências, de companheiros do século passado, em seu seio familiar, no ambiente de trabalho ou em círculos de amigos.

Em boa parte das famílias formadas por jovens, há um compartilhamento das tarefas domésticas como: cuidar dos filhos, da casa, dos afazeres culinários, das compras em mercados etc. Conheço alguns que fazem isso com muita satisfação, principalmente no cuidado com os filhos, pois têm consciência do importante papel que representam na educação e na formação desses pequenos, sob o ponto de vista intelectual e moral.

Enfim, o Dia do Homem abrange conceitos e valores significativos, como seria de se esperar.

Trata-se de o Ser masculino ter a consciência da sua própria importância, na relação consigo mesmo e com o mundo em que está inserido. Valorizar-se e valorizar os outros seres com os quais partilha a Natureza, o mundo, o cosmos e este momento na eternidade.

Saber-se merecedor do reconhecimento, de autoavaliação cuidadosa e sadia sobre o Ser que representa.

Este Ser venha a buscar a consciência de quem realmente é e seu papel no mundo em que está inserido, não de uma forma egoísta ou narcisista, mas sim com o foco de um Ser social no mundo em que todos os outros Seres, sejam femininos ou masculinos, também têm o mesmo valor e merecimento de alcançar um viver melhor, mais sadio, mais amorável com tudo o que o cerca.

Parabéns a todos os Homens que buscam este objetivo e procuram aprender neste caminhar – oferecer ao mundo o grande Ser que conseguem encontrar em si mesmos.

 

4 Comentários

  1. 15-7-2015

    Muito boa sua reflexão , na importância do homem na sociedade e na família. Interessante saber que o homem precisa de dois dias ao ano , para que entenda a sua importância como um Ser.

  2. 15-7-2015

    Parabéns amiga que tão bem sintetizou o verdadeiro significado do dia dedicado ao homem… Concordo plenamente quando diz que o Ser masculino deva ter consciência de quem realmente é, de sua própria importância, valorizar-se e valorizar os outros com os quais partilha a natureza, o mundo, os cosmos e este momento na eternidade!

  3. 16-7-2015

    MUITO A PROPÓSITO SUA BELA REFLEXÃO, ELDA!!!!!
    POR SORTE, TENHO TIDO AO MEU LADO HOMENS MARCANTES, DESDE A MINHA INFÂNCIA, DURANTE TODA A MINHA VIDA – INTELIGENTES, AMOROSOS, HUMILDES, MANSOS, DIVERTIDOS, GENEROSOS, HONESTOS – COMEÇANDO PELO MEU AMADO PAI (NÃO CONHECI MEUS AVÔS), MEU INESQUECÍVEL IRMÃO, MEU ÚNICO FILHO MUITO AMADO, DOIS TIOS E VÁRIOS PRIMOS MUITO PRÓXIMOS E QUERIDÍSSIMOS, SEM FALAR DOS MEUS AMIGOS E MÉDICOS (MUITOS DESSES HOMENS, INFELIZMENTE, JÁ FALECIDOS).
    A MINHA EXPERIÊNCIA, PORTANTO, COM O MUNDO MASCULINO FOI E É A MELHOR POSSÍVEL, E POR ISSO AGRADEÇO-LHE DE CORAÇÃO POR ME TRAZER LEMBRANÇAS TÃO CARAS PARA MIM! OBRIGADA, ELDA!!!!
    GRANDE E FRATERNO ABRAÇO,
    MARILIA
    MARILIA

  4. 16-7-2015

    ELDA,
    SEUS COMENTÁRIOS SOBRE O DIA DO HOMEM VIERAM REVELAR-ME O QUE NÃO CONHECIA.
    VOU APLICÁ-LOS NA MINHA VIDA A FIM DE SER MELHOR HOMEM.
    PARABÉNS !
    BARTOLOMEU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *