Posted por em 15 set 2021

https://youtu.be/9pgCrMD8EXQEstudo oferecido no Grupo da Fraternidade Espírita Irmão Estêvão-GFE14IE,

em 14-09-2021

Folheto (PDF), divulgado nas redes sociais – Poderes Ocultos 

 

É muito comum encontrarmos seguidores de Jesus assumindo para si faculdades especiais. Seja no conhecimento dos textos bíblicos, dos conteúdos divulgados por grandes estudiosos do Evangelho, na capacidade de expressão de conhecimentos adquiridos, como também, no caso do Espiritismo, da expressividade no exercício da mediunidade.

Por certo, é fato que seguidores fiéis ao Mestre a seus ensinamentos se dediquem, de forma esmerada, no estudo e compreensão dos conteúdos dos Evangelhos e de outras publicações afins. Almejem conhecer de maneira profunda, dentro da capacidade de cada um, nessa lide de alta importância no nosso caminhar.

É procedente que essa dedicação aos estudos e ao entendimento realmente ocorra. O aprendizado é de suma importância para que venhamos a nos dedicar ao exercício dos ensinamentos do Mestre, em nossas vidas, da forma mais fiel que nos for possível. O trabalho, nessa linha de entendimento, torna-se mais efetivo quanto mais buscarmos o aprendizado e a compreensão dos temas. Quanto mais alcançamos a essência dos ensinamentos, melhores pessoas poderemos ser. Esta referência nos faz lembrar do Apóstolo Paulo em sua carta aos Coríntios – “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo.” (II Co 5:17)

Além do aprendizado sob referência, se efetivo e de resultado eficaz em nossas vidas, não só alcançaríamos a condição de ser uma nova criatura em nosso íntimo, também seríamos dedicados e fiéis trabalhadores, no passo a passo de nossas ações junto à sociedade, no convívio diuturno com a família, com companheiros de trabalho profissional, com parceiros nas mais variadas atividades que venhamos abraçar durante nossa caminhada como Espíritos encarnados, em busca da renovação e da evolução – meta a que todos deveremos estar empenhados.

A procura pela posição de evidência é a expressão do orgulho. Expor esse perfil psicológico é demonstrar fragilidade no caminhar espiritual e moral.

Conhecer de forma profunda o Mestre, seus ensinamentos, seus predicados como filho amado do Pai, é o buscar o entendimento de nova criatura ser ao longo de nosso caminhar.

Alerta-nos Emmanuel em seu texto “Poderes ocultos” (1):

É compreensível que o discípulo estude e se enriqueça de energias espirituais, recordando-se, porém, de que, antes do nosso, permanece o bem dos outros e que esse bem, distribuído no caminho da vida, é a voz que falará por nós a Deus e aos homens, hoje ou amanhã.”

A aquisição do conhecimento, a dedicação ao trabalho, o aprimoramento das nossas faculdades intelectuais e espirituais deverão estar sempre dirigidos ao bem de nosso próximo – companheiros de jornada. Seja em planos físicos ou sutis. O respeito, a compreensão dos limites de cada um (inclusive de si mesmo), o exercício da fraternidade e, sobretudo, do Amor em sua melhor expressão.

Quando chegar a nossa vez de nos recolhermos ao Plano Espiritual, sermos vistos como trabalhadores na Seara do Mestre, reconhecidos como verdadeiros instrumentos na divulgação dos ensinamentos de Jesus, não só intelectualmente como também, e de forma mais expressiva e contundente, pelo Ser que conseguimos vir a ser.

(1) do livro Caminho, Verdade e Vida, Emmanuel, Cap. 70, por Chico Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *