O que eu faço

Consciência e responsabilidadeCompartilhar como meta de trabalho

Tenho como lema de vida o “compartilhar”, seja minha arte (pinturas e textos), ou qualquer conhecimento que venha alcançar em algum momento.

Há alguns anos, quando ainda não tínhamos acesso à internet, compartilhava minhas mensagens distribuindo-as em forma de folheto através dos serviços dos Correios. Trabalho esse que começou com pequenos textos que eu colocava, diariamente, sobre a mesa das pessoas com quem trabalhava no Banco do Brasil. Sempre uma forma de proporcionar uma reflexão espiritualizada sobre a vida.

Em decorrência de afastamento por acidente (experiência comentada no livro Renascendo do Amor), continuei a partilhar textos com as mesmas pessoas, semanalmente, através dos Correios. Isto somente depois de estar razoavelmente recuperada, alguns meses depois de retornar para casa.

Vez por outra, mais pessoas pediam para serem adicionadas aos meus contatos e receberem as mensagens que enviava.

Depois de alguns meses, em decorrência do número de contatos a que chegara, passei a fazer remessas mensais, a partir de então, em formato de folheto.

Com o acesso à internet, pude então elaborar melhor o meu trabalho enviando as mensagens por e-mail, agora sem estar limitada à extensão do texto ou periodicidade na remessa.

No ano de 2001 realizei a minha primeira exposição com arte em cerâmica e óleo sobre telas. Na plataforma cerâmica eu produzi ovos decorados – pedras semipreciosas; incrustações de strass e peças metálicas; entalhes; relevos e o que mais me surgisse de alternativas para elaborar a minha arte. Trabalho resultado do meu encantamento pela arte russa, especialmente pelos Ovos de Fabergé que conheci “ao vivo” quando de uma viagem à Rússia, em 2000.

Em 2004 criei o meu endereço na internet – www.eldaevelina.com –, um site pessoal. A partir de então, abriu-se um novo horizonte de oportunidades para que eu pudesse ampliar o meu raio de ação na divulgação do meu trabalho, em todas as suas formas de expressão: artes plásticas, literatura, fotografia, arte multimídia (arte e pintura digitais, vídeos, músicas) e tudo o mais que viesse a realizar.

A partir de então, determinei-me a ampliar o meu conhecimento nos recursos que a informática disponibilizava: softwares de desenho e pintura, atualmente denominados de Apps, produção de vídeos, música eletrônica, conhecimentos básicos de linguagens novas que me possibilitam a manutenção do meu site pessoalmente, na oportunidade e na forma que viesse a atender meus interesses.

Cadastrei-me em uma editora virtual, em 2009 – www.bookess.com.br/profile/eldaevelina -, para publicação dos meus livros contando, até o momento, através dessa Editora, com 19 publicações. Meu trabalho com a arte das letras conta atualmente com 24 livros publicados e dois em fase de elaboração criativa.

Em 2014 o meu espaço virtual na rede foi ampliado e, para ficar mais fácil a disponibilização dos temas de forma prática e coerente, entrou em ação o eldaevelina.com/obras. Neste espaço estão os trabalhos catalogados como: Arte eletrônica, Arte sobre madeira e ovos, Arte sobre papel e Arte sobre tela.

Meus trabalhos – óleo, acrílico, aquarela e desenho -, em sua grande maioria, são acompanhados de um texto onde ofereço uma reflexão sobre a vida, nossas relações com as pessoas e o mundo, de uma forma geral.

Em 27-08-2007 criei minha conta no Youtube (até fevereiro/2017 com 278 vídeos) – www.youtube.com/eldaevelina -, para divulgação dos meus vídeos (basicamente minhas obras, mensagens, poemas e algumas palestras).

Além das oportunidades já citadas, há aproximadamente dezessete anos uma nova alternativa oferecida, foi como um presente de amigos espirituais. Passei a ser convidada para proferir palestras em alguns grupos espíritas em Brasília.

A partir dos estudos para preparar o tema, muitas oportunidades me surgem para o aprendizado e reflexão sobre a minha própria vida. É uma tentativa constante de ir em busca da coerência entre o discurso e a ação. Sem esse caminhar não haveria como oferecer uma reflexão de forma convincente e verdadeira.

Elaborei uma dinâmica de trabalhar para as palestras. Passei a elaborar textos, a serem oferecidos nas reuniões, como base de reflexão sobre os temas. Esses textos passaram a fazer parte de um folheto em que disponibilizo também textos do Evangelho e reflexões oferecidas por estudiosos do tema. Além disso, acrescento sugestões de leitura para aqueles que venham ter interesse na busca por mais conhecimento a respeito dos assuntos ali abordados.

Os folhetos são distribuídos a todo público presente, bem como disponibilizado no meu espaço virtual – eldaevelina.com -, juntamente com os áudios das palestras que passei a gravar a partir de janeiro de 2007.

No mesmo site divulgo outros tipos de mensagens, como também livros, notícias sobre alguns eventos de que participo; fotografias, cartões postais que eu mesma produzo com fotos, hoje denominadas capturas de imagens, que faço de lugares, flores, paisagens, ocasos e auroras. Tenho encantamento pelo sol, pela lua e pelas estrelas.

Gosto muito do que faço e acredito que esteja fazendo um bom trabalho. É verdade que não o faço só, pois sinto a presença amiga e acolhedora de amigos que me intuem e auxiliam nessa jornada. Procuro ter essa verdade sempre em mente para não me afastar do caminho que escolhi.

Apresento a minha eterna gratidão por tudo que me foi oferecido para que possa realizar o que hoje realizo.