Posted por em 26 ago 2022

Estudo oferecido na Evangelização – GFEIE Paranoá-DF

Folheto distribuído (DF) – A Videira-26-08-22-folheto

Áudio do Estudo (mp3) – A Videira-Reflexão

Vídeo do Estudo – https://youtu.be/SiHQnhcis70

A videira

“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.” — Jesus. (Jo 15:1)

Este Estudo tem como referência o texto de Emmanuel – A Videira. Está no livro Caminho, Verdade e Vida, de Emmanuel, por Francisco Cândido Xavier.

A cada citação será oferecida uma pequena reflexão a respeito do texto.

Emmanuel começa sua explanação dizendo:

Deus é o Criador Eterno cujos desígnios permanecem insondáveis a nós outros. Pelo seu amor desvelado criam-se todos os seres, por sua sabedoria movem-se os mundos no Ilimitado.”

Começando nossas reflexões…

Assim nós aprendemos, em Estudos em grupos, sobre a vida e nossa relação com Deus e o seu poder sobre o Universo. Abordagem semelhante é encontrada em alguns outros grupos de Estudos filosóficos:

No livro do Gênese, no Velho Testamento, encontramos: “No princípio Deus criou os céus e a terra.” (Bíblia – Ge 1:1)

Em diferentes grupos de Estudos, podemos observar haver uma semelhança nesse “olhar” sobre a criação da Terra, nosso Planeta, independente de segmentos religiosos e filosóficos.

Emmanuel, em suas reflexões, afirma:

Pequena e obscura, a Terra não pode perscrutar a grandeza divina, O Pai, entretanto, envolve-nos a todos nas vibrações de sua bondade gloriosa.

Ele é a alma de tudo, a essência do Universo.

Permanecemos no campo terrestre, de que Ele é dono e supremo dispensador.”

No texto, referindo-se a nós habitantes, Emmanuel, afirma de, na Terra, sermos ainda incapazes de alcançar o que verdadeiramente representa este Planeta em nossas vidas. Os objetivos de aqui estarmos, o que nos espera esse caminhar através dos séculos… milênios… na verdade uma extensão de tempo e espaço imensurável e insondável.

Trazendo mais uma vez parte da frase inicial do referido texto “A Videira”, de Emmanuel, referindo-se a Deus, o “Criador Eterno”:

“Pelo seu amor desvelado criam-se todos os seres, por sua sabedoria movem-se os mundos no Ilimitado.”

Emmanuel afirma que não somos os únicos no Universo. Ele nos diz: – “movem-se os mundos no Ilimitado”.

Continuando nossas reflexões… Somos levados, muitas vezes, a ver-nos como seres privilegiados na Criação. Precisamos buscar a humildade em nós, reconhecermo-nos como seres ainda em “construção” nesse habitat.

Ainda há muito a aprender, a nos aprimorarmos.

Afirma Emmanuel em seu texto:

necessitados de aprimoramento e iluminação.

A respeito dessa afirmativa, diante da necessidade que ainda mantemos em nós, pela nossa fragilidade – espiritual, emocional e física -, O Pai enviou-nos Jesus, como o próprio Emmanuel faz referência:

“No entanto, para que lhe sintamos a presença em nossa compreensão limitada, concedeu-nos Jesus como sua personificação máxima.”

Voltando às nossas ponderações… Jesus, este Ser muito especial, que cumpriu sua missão de Mestre de Amor. Ainda que não o tenhamos mais fisicamente conosco, temo-lo como Companheiro eterno a nos orientar e acompanhar de todas as formas que lhe são possíveis.

Depende de como nós o acolhermos e a seus ensinamentos, em nossas vidas. Somos parte importante e indispensável em nosso caminhar. Precisamos ser conscientes desse processo.

Somos amados, acolhidos, incentivados. Temos os ensinamentos do Mestre nos Evangelhos e precisamos ali buscar nosso aprendizado com cuidado e verdadeiro interesse na reformulação de nosso caminhar.

Com Jesus aprendemos, se assim o quisermos, mas o nos aprimorarmos e nos iluminarmos depende de nós. É pessoal, particular. Depende de como acolhemos e praticamos as lições do Mestre em nossas vidas. Responderemos intelectual e espiritualmente pelo nosso caminhar durante nossa jornada… ou jornadas que nos forem oportunizadas em vários planos da Vida.

Diz-nos ainda Emmanuel no texto A Videira:

“Dentro de nossa pequenez, sucumbiríamos de fome espiritual, estacionados na sombra da ignorância, não fosse essa videira da verdade e do amor que o Supremo Senhor nos concedeu em Jesus-Cristo.

Concluindo nosso Estudo, podemos dizer que, ao buscarmos os ensinamentos do Mestre, fazermo-nos seus aprendizes com afinco e determinação, estamos reconhecendo que, sem o Cristo, não alcançaríamos a condição de verdadeiros discípulos, determinados a encontrar o caminho da elevação espiritual.

Nossa jornada se consolidará como efetiva, no proceder ao encontro dos nossos objetivos como aprendizes e mantenedores dos ensinamentos de Jesus, o Enviado pelo Pai para cumprimento de uma missão com todos nós, seus filhos amados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *