Posted por em 8 set 2019

Alfabetização é um dos instrumentos mais importantes para o desenvolvimento da consciência e da liberdade.
Sem acesso ao aprendizado e à leitura, ficamos “sem chão” para firmarmos nossos passos.” Elda Evelina

Dia Internacional da Alfabetização

Símbolos, sonhos e encantamento
Elda Evelina Vieira

A magia das letras é um verdadeiro encantamento que ilumina a nossa alma e descortina horizontes inimagináveis.
Aqueles pequenos desenhos, que inicialmente parece-nos tão somente rabiscos, transformam-se em símbolos que buscamos compreender para decifrar seus significados. Descobrimos que sozinhos eles podem não oferecer sentido algum, mas, aos poucos, percebemos que, combinados, permitem-nos expressar sentimentos, comunicar ideias, transmitir aprendizado, eternizar conhecimento.
Quando crianças, percebemos essa magia como uma brincadeira, sem ainda ter noção da importância da combinação desses símbolos, do poder que representarão em nossas vidas.
Quando adultos, o aprendizado tardio promove uma verdadeira revolução na vida daqueles que se maravilham com o efeito da descoberta. A magia se expressa com muito maior intensidade e a vida nunca mais será a mesma para essas pessoas tomadas pelo encantamento dos símbolos e de seus significados.
Oportunidades como que surgem do nada, como o coelho da cartola do mágico, e o olhar passa a ter um brilho diferente, o coração palpita de alegria e a alma se eleva muito acima do corpo percebendo o mundo de forma totalmente diversa do que fora até aquele momento.
A leitura torna- se um verdadeiro prazer quando, com um livro nas mãos, percebemos a oportunidade de viajar por lugares inacessíveis, pintar na nossa mente paisagens fantásticas com o poder da nossa criatividade, na medida da intensidade dos nossos sonhos.
Quando nos encantamos com os textos, seja nas histórias, seja nos poemas, nossos horizontes se ampliam a cada novo conhecimento e a nossa busca torna-se incansável. É o poder da magia desses pequenos símbolos a trazer com eles oportunidades do conhecer, do aprender, do compartilhar.
E por falar em compartilhar, esse deve ser um dos compromissos de quem tem o dom de se manifestar pela combinação dos símbolos. É uma das formas da expressão do amor, tanto pela palavra quanto por aqueles a quem as oferece em forma de histórias e de expressão do conhecimento.
O conhecimento só é útil quando transmite encantamento a outras pessoas, quando assume uma roupagem de beleza e de brilho especiais. É quando transforma, promove mudanças importantes na sociedade através da magia que proporcionou a cada indivíduo.
Sejamos sempre um instrumento de propagação da palavra, do conhecimento, com amor.
No entanto, para cumprirmos esse compromisso deveremos, antes de tudo, nos apaixonar pela combinação dos símbolos, para que o nosso encantamento pela magia da palavra venha a contagiar de forma amorosa e verdadeira nossos companheiros de jornada.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *