Posted por em 5 maio 2017

Mandala-flores-maio-2017Mãe

Pensando sobre ser mãe e o aprendizado que proporciona.

Desde antes. Passando pelo esperar um ser que surge de dentro de nós, seja física ou emocionalmente. Seja da barriga ou do coração.

Depois, pelo acolher nos braços um ser tão pequeno e frágil.

E nós, mães, também frágeis e muitas vezes inexperientes.

Como agir? Onde está o manual? Não tem.

Temos que aprender sozinhas. Errando e buscando acertar, mais o primeiro do que o segundo. Um exercício constante, incessante. Não há um fim.

Muito legal… e a gente continua aprendendo pela Vida afora, sem interrupção. E pede para estar mesmo aprendendo, pois momentos de memórias nos causam dor… dor por acreditar que poderíamos ter acertado mais.

Mas não teria como acertar mais, porque não havíamos aprendido algumas coisas importantes que nos fariam ter feito diferente.

Fizemos o que achávamos ter sido o melhor, mas por vezes sabemos que fizemos escolhas inadequadas, ficam por conta da falta de experiência ou por olhares ainda distorcidos. Faltavam-nos óculos com lentes mais precisas para enxergar melhor.

De qualquer forma, aqui estamos tentando aprender mais e melhor. Se não conseguimos ser plenos como mães, vamos tentando como avós.

Fica sempre a explicação de agora termos mais tempo e sabedoria…

Quem sabe? Pode ser. 

Plenos?! Bem, é pedir muito, mas vamos tentando acertar mais e pedindo a Deus que os filhos compreendam a nossa imaturidade e insensatez ocasionais.

Podemos afirmar, com convicção e firmeza: o amor foi imenso para tê-los. Não só imenso, também intenso. Intensidade que chega até a doer, não dor de sofrer, mas a dor que surge de um grande amor.

6 Comentários

  1. 6-5-2017

    Muito bonito, lindo mesmo, Elda! Obrigada! Este amor intenso, que você tão bem ressalta, será um dia, quando nossos filhos tiverem a nossa idade, como um condão de fada. Esse condão os fará entender os nossos erros e perdoá-los para sempre, trocando-os, em suas memórias, por uma gratidão e/ou uma saudade (se aqui não mais estivermos), ambas tão intensas quanto o amor-paixão que lhes dedicamos.
    Um feliz Dia das Mães neste 14 de maio que se aproxima!
    Grande abraço fraterno,
    Marilia

  2. 6-5-2017

    Lindo Elda!!!!!!!!!!!!!! Adorei a Mandala!!!!!!!! FELIZ DIA DAS MAES PARA VC. SE ESTIVESSE AI IA EMCOMENDAR UMA MANDALA A VC. ADORO MANDALAS. BJOSSSSSSS!!!!!!!!

  3. 8-5-2017

    Simplesmente maravilhoso… completo! Quem sabe um dia nossos filhos saberão reconhecer esse nosso amor intenso… e reconhecendo, saibam o seu verdadeiro significado e exemplo para as suas vidas!
    Show de mandala!

  4. 12-5-2017

    Parabéns Elda! Maravilhoso…

  5. 13-5-2017

    Lindo demais amiga!
    Parabens pelas belas palavras e parabens
    pelo dia das mães.

  6. 13-5-2017

    Lindo! Obrigada Elda por compartilhar conosco. Feliz dia das mães!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *