Posted por em 3 jan 2017

Aprender com o Mestre - Ilustração msg siteEstudo oferecido na Federação Espírita do Distrito Federal, em 03-01-2017

Áudio do estudo completo oferecido (mp3) – Necessário nascer de novo

Este estudo foi divido em duas partes: Reencarnação e Renovar-se

Link para a segunda parte do estudo – Renovar-se: –>  www.eldaevelina.com/?p=9412  

separador-AprenderMestre

O conceito de múltiplas vidas do Ser Humano faz parte de várias culturas há milênios: egípcios, gregos, hindus, persas, romanos e judeus. Há muita semelhança entre os conceitos dessas culturas a respeito da Palingenesia, principalmente no que se refere a ser um recurso no processo de evolução do Ser. Há algumas particularidades dos conceitos, dependendo dos níveis de conhecimento de parte daqueles povos quanto aos chamados Mistérios sobre a vida.

Vê-se fortalecida a ideia da multiplicidade das vidas com o advento do Espiritismo.

A reencarnação compartilha, com a possibilidade de comunicação com o Plano Espiritual, o ponto de discordância entre o Catolicismo e o Protestantismo com princípios doutrinários do Espiritismo, codificado por Kardec.

Identificamos a reencarnação como uma manifestação da misericórdia Divina. A justiça de Deus presente em nossas vidas. É a demonstração do grande amor que Ele tem para com todos nós. São oportunidades maravilhosas que temos para aprender e crescer intelectual e espiritualmente e de nos recuperarmos de eventuais erros que tenhamos cometido.

É como podemos compreender as diferenças existentes entre nós nas suas mais variadas expressões.

A descrição do processo reencarnacionista no Ministério da Reencarnação em “Nosso Lar” é digno de um estudo à parte. Também em o livro “Ícaro Redimido”, de Gilson Freire, nós podemos verificar procedimentos ricos e detalhados, minuciosos e complexos no preparar de uma Reencarnação.

São etapas minuciosamente desenvolvidas tanto pelos mentores espirituais, quanto pelos espíritos envolvidos. A reencarnação de um Ser não é um procedimento isolado, envolve espíritos que também estarão comprometidos com a vida e o processo evolutivo dos reencarnantes.

É um processo muito mais abrangente do que podemos imaginar.

André Luiz em seus livros expõe com muita propriedade essas etapas e a complexidade do processo. São anos, até mesmo décadas, de trabalho e estudos na tentativa de se fazer de uma vida na carne uma oportunidade de sucesso em mais uma etapa no processo de evolução, seja espiritual, intelectual ou emocional de um indivíduo.

Nós somos espíritos em evolução. Começamos como seres simples e ignorantes.

Ao longo de várias existências em corpo físico e também passando por várias experiências sem ele, como espíritos desencarnados, nós prosseguimos no aprendizado.

Todo aprendizado e descobertas são importantes, mas o mais significativo nesse processo de evolução é o aprendizado espiritual. São os valores morais, éticos; o amor que se expande em nossos corações, por todas as pessoas com quem convivemos.

No início, só conseguimos amar aqueles que estão mais perto de nós, mas com o tempo conseguimos ampliar este amor, abrangendo outras pessoas que conhecemos, com quem trabalhamos, com quem estudamos, com quem nos encontramos todos os dias, visando o amor à família universal.

É necessário que entendamos que o aprendizado na escola, adquirido nos livros, na conversa entre amigos, em palestras, é muito importante e, melhor ainda, se combinarmos com eles o aprendizado do Evangelho de Jesus, o aprendizado espiritual.

Nosso aprendizado é um processo constante, todos os dias. É uma informação que conseguimos ouvindo rádio, vendo televisão, lendo um jornal, assistindo a palestras. Seja onde ou por que meio for, sempre estamos aprendendo algo. Devemos, no entanto, nos preocupar com o que estamos aprendendo, pois recebemos informações de vários tipos e de um elenco amplo de pessoas. Precisamos escolher o aprendizado que irá ser útil para nós e para a melhora da qualidade de vida que temos.

É a soma desses aprendizados, sejam intelectuais, sejam espirituais, que será a nossa herança dessa vida, ou melhor, dessa encarnação que recebemos como presente de Deus.

Quando deixamos este corpo físico (o que a maioria das pessoas chama de morte) passamos para outro estágio desse aprendizado, estaremos sem o corpo que conhecemos, mas levaremos conosco todo o aprendizado que conseguimos amealhar.

Nesse novo estágio também teremos oportunidades para aprender muitas coisas, seja sob o aspecto intelectual, seja sob o aspecto espiritual e moral.

Quando recebemos a oportunidade de voltar a um corpo físico, teremos avançado no nosso aprendizado e, no novo corpo, poderemos testar o conhecimento adquirido, como também aprendermos mais e, assim, ampliar nosso horizonte cultural e espiritual.

Evoluir é aprender mais e mais e saber aplicar o que aprendemos para a melhora da nossa qualidade de vida e daqueles com quem convivemos.

É uma oportunidade valiosa que temos para exercitar tudo aquilo que aprendemos pelas várias experiências que já tivemos, como também de ter novas experiências com novos aprendizados.

A Reencarnação é uma prova do amor e da misericórdia Deus. Encarnando e reencarnando conquistamos a nossa evolução espiritual e, assim, paulatinamente, progredimos e seguimos em direção à clareza que nos permitirá ter a percepção plena de que o Reino de Deus já encontra-se em nós.

Jesus afirmou, como está registrado em Lucas 17:21: “O reino de Deus está dentro de vós.”

Podemos perguntar então: se o Reino de Deus está em nós, por que razão não o percebo em mim?

No fundo de um lago, de água cristalina, há uma pérola de valor inestimável. Entretanto, para que a pérola possa ser vista da superfície, é indispensável que as águas estejam tranquilas; se estiverem agitadas pelo vento, a pérola continuará no mesmo lugar, mas não poderá ser vista. A porção de água do lago corresponde à nossa alma. Da mesma forma que não dá para enxergar através das águas agitadas, não dá para perceber o Reino de Deus através de nossas almas agitadas. Apenas quando as águas serenam, a pérola pode ser vista. Da mesma forma, apenas quando a alma for serenada, quando tivermos a nossa alma livre das perturbações inerentes ao apego a questões materiais, o Reino de Deus, que é a mais valiosa entre todas as pérolas, poderá ser percebido. (autor desconhecido)

Possamos nós nascer de novo, todos os dias, em espírito. Deixar os conceitos velhos de lado e adquirir novos valores, deixando surgir o Ser novo e melhor que existe em cada um de nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *