Posted por em 13 mar 2015

Ouvi, certa vez que a poesia é o estilo literário mais difícil e com menos adeptos. Pela dificuldade de muitas pessoas em entender a linguagem dos poetas.

Fiquei pensando a respeito e acho estranho que haja este tipo de conceito, ou preconceito, a respeito da poesia.

Pretende-se, com a linguagem poética, promover o sentimento do leitor, mesmo quando o texto seja rude, seco, aparentemente sem emoção. Sentimento tanto pode ter o seu lado doce, meigo, romântico, como também mostrar uma face irônica, sarcástica, ríspida. Em qualquer das vertentes mencionadas, será sempre um promotor da emersão de sentimentos.

Talvez, o conceito de que seja o estilo literário mais difícil tenha sua origem à época em que escritores, para serem reconhecidos como poetas, tinham que cumprir métricas, rimas ricas, obedecer de forma rígida as regras na composição de seus textos.

Hoje, no entanto, vivemos em época de liberdade na expressão poética. Nem sempre os textos têm o rigor de outrora. Fluem naturalmente, acompanhando o sentimento, a emoção do poeta e, por isso mesmo, tendem a fazer com que o leitor possa acompanhar o texto, sendo também tocado pela emoção ao sentir-se conectado àquele que fez seu sentimento traduzir-se em palavras, mesmo sem rimas e sem métricas, tão somente um transbordar de sensações.

Um texto pode ser poético, sem ter as características convencionais de um poema. É o tipo de linguagem que o faz assim. Como também, um poema pode ter características narrativas pelo conteúdo que encerra.

O que realmente importa, é podermos ser tocados pela emoção. Por vezes chegar a lágrimas, ou a deliciosas gargalhadas. Reflexões profundas ou um simples sentir prazer de um momento fugaz. Quem sabe, até mesmo, sentir raiva para depois perceber ser tolice tal emoção, talvez, tão somente um desabafo daquele que fez de uma folha de papel e do grafite em suas mãos ou, quem sabe, nesses tempos de várias mídias, um simples tablet ser o seu instrumento de expressão, o aliviar de sua impulsividade e exasperação!

A poesia, para mim, é um instrumento mágico da expressão da Alma, que precisa fazer transbordar as emoções antes contidas e no poema fazer-se liberdade.

2 Comentários

  1. 14-3-2016

    Parabéns amiga pela seu dia também!

  2. 14-3-2016

    Mais uma homenagem bela e justa para o dia de hoje, Elda! Para mim, tal como vc disse, o poeta, escreva ele em prosa ou versos, é de fato o artífice das emoções mais variadas. Ele as desencadeia com sua criatividade. É um artista e um artesão ao mesmo tempo. Parabéns a todos eles, incluindo vc, que além de poeta inspirada (ou poetisa, como preferem alguns) nos alerta para estas datas comemorativas, tão significativas e tão desconhecidas do grande público. Mais uma vez obrigada, Elda!
    Abraço fraterno,
    Marilia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *