Posted por em 5 mar 2015

Olhar esmeralda

Aqui a minha homenagem e o meu carinho por este profissional.

Optometria é uma ciência e, como tal, aplica técnicas baseadas em resultados obtidos a partir de estudos profundos da física, da biologia e de outros conhecimentos da área de saúde.

Seu trabalho baseia-se no avaliar e medir a estrutura da visão em seus aspectos funcionais e comportamentais. É um trabalho essencialmente preventivo e a terapêutica aplicada consta da proposição de correção por meios óticos, indicação do uso de óculos, com especificidades bem peculiares, e exercícios.

Quero deixar aqui a expressão do meu carinho por esta ciência, um olhar – literalmente falando – dirigido à melhoria de qualidade de vida de pacientes, não só pela indicação de instrumentos óticos que venham a corrigir ou melhorar a capacidade visual, mas também pela observação do Ser Humano como um ser integral, holístico, universal.

O optometrista não só percebe a questão métrica dos órgãos que proporcionam o “ver”, mas também todo um “ser” do paciente e, a partir de então, poder oferecer qualidade de vida àquele que necessita e busca “enxergar” melhor o mundo em que vive.

Em decorrência da qualidade de vida encontrada, o Ser também pode encontrar a sua melhor maneira do “conviver”.

Minhas palavras não são decorrentes do simples ler a respeito ou ouvir depoimentos de outras pessoas. Elas são depoimentos de uma experiência própria como paciente que encontrou um suporte efetivo, acolhedor e amigo em um profissional desta área.

Quero expressar a minha gratidão ao Professor Ricardo Bretas pelo acolhimento amigo e ter proporcionado não só a mim, como também a várias pessoas da família, melhores condições de “vida visual” e, por conseguinte, qualidade do “viver”.

A ele o meu carinhoso e fraternal abraço.

3 Comentários

  1. 5-3-2015

    Um abraço a todos. Uma profissão que deveria ser mais reconhecida.

  2. 5-3-2015

    Uma profissão que deveria ser reconhecida

  3. 8-3-2015

    BONITA E JUSTA HOMENAGEM, ELDA, TANTO DO PONTO DE VISTA PARTICULAR COMO GERAL, A TODOS OS PROFISSIONAIS DESTA ÁREA!!! E OBRIGADA PELA RIQUEZA DE INFORMAÇÕES.
    ABRAÇO, SAÚDE E PAZ,
    MARILIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *