Posted by on nov 4, 2017 in Abertura, Noticias | 4 comments

Dia Nacional do Desiner

Busco significados quanto ao termo e encontro ser o designer um profissional que desempenha atividade de caráter criativo e artístico para elaboração de projetos passíveis de serialização ou industrialização.

No entanto, também encontrei várias percepções quanto à atividade de design, como fotografia, ilustração, utilidades, de interiores, bem como de moda.

Talvez a palavra, em sua origem, fosse mais específica, pontual.

No mundo em que estamos hoje inseridos, tudo toma uma dimensão muito mais ampla, abrangendo diversidades antes nem imaginadas.

Também encontrei uma explicação interessante: o designer não é alguém que simplesmente produz uma imagem. A imagem que ele produz tem, necessariamente, que comunicar uma mensagem. Não é só um artista visual, tem de ser um comunicador.

Há algum tempo, para homenagear o designer, eu fiz o seguinte texto:

“Por vezes a inversão das cores, do brilho, fazem com que o detalhe ressalte e se sobressaia.

Quem sabe se conseguirmos, vez por outra, mudarmos o nosso olhar buscando o detalhe, a essência, conseguiremos fazer com que o pano de fundo perca a importância permitindo enxergarmos o que realmente deve ser o foco da nossa observação?”

À época, três anos atrás, quis identificar o designer como um artista que tem um olhar diferenciado de outras pessoas, pode identificar detalhes e nuances não perceptíveis pela grande maioria das pessoas e, por isso mesmo, é um especialista na comunicação com imagens.

Hoje posso afirmar que o meu olhar sobre essa profissão é ainda mais abrangente. É também um artista da comunicação de ideias, conceitos, valores…

Eu quis delinear a profissão um pouco mais além… quis identificar o que é um designer – aquele que trabalha profissionalmente na área de design.

Qual o meu objetivo?

Fazer uma panorâmica pelo mundo daquele que tem no dia 5 de Novembro sua data comemorativa – Dia Nacional do Designer.

Parabéns a todos os Designers, não importando a área, ou áreas, de atuação em que se estabeleçam profissionalmente.

4 Comments

  1. 11-5-2014

    Consegui focar meu olhar, minha atenção e enxergar o centro da linda homenagem (adorei a forma de pião…)Parabéns!

    • 11-6-2014

      Boa tarde, amiga. Fazer esse teste com as imagens é fabuloso… imaginei então o quanto deve ser realmente importante ter essa atitude com o que nos cerca, sentimentos, a vida.

  2. 11-6-2014

    Parabéns a todos os designers que, com seu trabalho – obras artísticas, também – nos proporcionam conforto, facilitando a nossa vida.
    Parabéns a você, minha amiga, pelas suas obras que podem não ser de designer, mas são, com toda certeza, de arte.
    Nilson

    • 11-6-2014

      Oi amigo, realmente não sou um designer, mas até que gostaria de tentar algo nesse campo da arte. Ontem, no Dia Nacional do Designer, cheguei até a pensar se devo buscar mais este caminho. Vou pensar a respeito… rsrsrs. Muito grata pelo seu carinho de sempre. Abraços fraternos.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *