Posted por em 15 jul 2014

Janela da Alma - novas sintoniasBom dia.

Tenho pensado muito sobre o quanto damos importância a determinados valores em nosso País. É um sentimento que excede os limites da razão.

Quais os verdadeiros valores que devemos buscar?

Ontem mesmo estava avaliando se o incentivo que damos a alguns esportes e à educação é justo. Na manhã de domingo conquistamos duas medalhas de prata no vôlei de praia, em duplas. Quem soube disso? Eu mesma só soube através de uma publicação de um amigo no Face, como pode? Estou alienada ou a divulgação foi precária? E quanto à conquista de cinco medalhas na Olimpíada de Matemática por jovens brasileiros?

Eu sempre digo que precisamos escolher melhor os canais com que nos sintonizamos. Curiosa essa frase, parece até que estou falando a respeito de padrão vibratório com relação a contatos com planos mais sutis da existência!

Pois é, neste momento estou dizendo que precisamos escolher melhor os canais com que nos sintonizamos… estou falando mesmo dos canais de comunicação – mídia televisiva, impressa e radiofônica.

Há aqueles que se empenham em mostrar-nos referências ilusórias, fora da realidade em que vivemos. Intensificam de forma descomunal valores com que desejam impregnar nossa mente transformando-nos em instrumentos de manobra para seus objetivos – nem sei bem quais seriam esses objetivos! Tenho certeza, no entanto, de que a intenção é manipular nossos anseios, valores, comportamentos, escolhas.

Há outros que, mais centrados, mais equilibrados, mantêm-se no oferecer a notícia de forma mais isenta possível, proporcionando até mesmo oportunidades de reflexão sobre o que ocorre à nossa volta.

No entanto, os primeiros são os mais procurados pela população que está mais interessada no que se mostra mais exuberante, mais colorido, mais glamuroso, até mesmo mais chocante.

Os segundos costumam ser veículos só de informação e a população, na maior parte das vezes, não se sente atraída por esse tipo de mídia. Um dos motivos deve ser: quando recebemos informação isso nos leva a refletir e, para refletir, precisamos nos dedicar a pensar e tirar conclusões. Por vezes é mais fácil recebermos pronto, mesmo quando o que nos é oferecido pronto não é lúcido, ponderado, realista, ideal.

Será que estamos perdendo a nossa capacidade de pensar, de refletir, de buscarmos as melhores escolhas?

Deixarmo-nos disponíveis para o pensar do outro, sem nos determos no refletir para nossas próprias escolhas está mais para uma preguiça, até mesmo inércia mental.

Mesmo que o mundo não seja a maravilha que gostaríamos, só podemos transformá-lo se nos detivermos em olhar, conferir, observar atentamente, pensar, fazer escolhas e nos empenharmos de forma lúcida e equilibrada a atingir nossos objetivos.

Quando obscurecemos o nosso olhar para o que realmente ocorre e buscamos imagens ilusórias que tão-somente nos enganam e nos tornam alienados, mantemos o status quo e tudo continua como é e foi.

Queremos mudar? Precisamos mudar a nós mesmos. Sermos conscientes. Termos noção dos verdadeiros valores que poderão nos transformar e transformar a nossa sociedade.

Para mudar a nós mesmos faz-se necessário conhecermo-nos melhor e irmos ao encontro do que ainda nos falta para sermos melhores.

Buscar sintonia com novos canais de comunicação, mesmo que só os do plano físico – imprensa televisiva, impressa ou radiofônica –, pode ser um começo para nossa busca pela autotransformação.

No entanto, a verdadeira mudança ocorrerá quando buscarmos a sintonia com novos valores, transformarmos nossas atitudes perante a vida, valorizarmos as relações com as pessoas com quem partilhamos este momento da eternidade.

Este procedimento requer exercício contínuo no aprendizado, no autoconhecimento, na descoberta de que há esperança para o Ser espiritual que somos, para o mundo em que vivemos. Mais do que isto, que nós somos os agentes para esta transformação, cada um de nós.

Em nos transformando, cada um de per si, o resultado será a reflexão da nossa própria imagem, com todos os valores que conseguimos agregar ao nosso Ser.

5 Comentários

  1. 15-7-2014

    Querida amiga,
    Texto primoroso que agradeço por teres publicado. Sim há uma necessidade urgente que mudemos nossas escolhas com relação aos meios de comunicação, aos contatos, para que sejam filtradas todas as informações que recebemos.
    Parabéns e um grande abraço amiga.
    Ieda Beatriz

  2. 15-7-2014

    Minha amiga Elda, você tem razão, você – como eu – pensa no povo, no nosso semelhante, no País. O único caminho é dar cultura ao povo, tirar as crianças e o jovem das ruas, do domínio do traficante, da prostituição, do criminoso de maneira geral. Isto, porém, demanda tempo, exige despesas sem contrapartida de votos a curto prazo, sem apresentar as obras do governante. Resumindo, isto não interessa aos governantes, com honrosas exceções. Entregar dinheiro sem contrapartida agrada mais, ilude mais e rende mais votos. O Brasil precisa de estadistas e não de políticos. Precisa de gente que pense o País para daqui a vinte, trinta anos, não para a próxima eleição. A mídia não é causa, é consequência.
    Chega, falei de mais. Um abração. Nilson

    • 15-7-2014

      Boa tarde, amigo. Concordo com você e, por isso, espero que cada pessoa, no seu próprio momento, se determine a buscar sua autotransformação e em curto ou longo prazo possamos encontrar um caminho melhor. Abraços fraternos.

  3. 15-7-2014

    É amiga Elda, se cada um de nós pensasse, não digo como você, mas pelo menos refletisse sobre as considerações verídicas, atuais, que você compartilha conosco sobre temas tão importantes, já seria um bom começo. E isso não é para amanhã não! É para ontem mesmo pois urge que cada um assuma seu compromisso responsável perante a si mesmo e à sociedade como um todo. Abraços e grata por compartilhar. Regina.

  4. 15-7-2014

    PUXA, ELDA! QUE BELEZA DE PONDERAÇÕES! VC TEM RAZÃO, NUNCA FOMOS EDUCADOS PARA O EXERCÍCIO DA RAZÃO E DA EMOÇÃO CRÍTICAS. E, TAL COMO VC BEM EXPÔS, A IMPRESSÃO QUE TENHO É A DE QUE VAMOS VIVENDO AO SABOR DE QUEM NOS MANOBRE MAIS E MELHOR.
    ENFIM, SEU TEXTO NOS LAVA A ALMA E NOS RENOVA AS ESPERANÇAS DE UM TEMPO EM QUE NOSSO POVO SE ORGULHARÁ DE SER BRASILEIRO JUSTAMENTE POR SE CONHECER PROFUNDAMENTE E NÃO DE UMA FORMA FORTUITA E SUPERFICIAL, COMO TEM SIDO DE CABRAL ATÉ HOJE. MUITO OBRIGADA, MAIS UMA VEZ!
    GRANDE ABRAÇO,
    MARILIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *