Posted por em 11 jun 2014

Olhar verde amarelo

A brasilidade está em sentir a emoção que só acontece quando o coração está conectado com a terra Brasil.

Sentimento que permanece, não importa tempo, fatos ou pessoas.

Emoção que vibra em contato com as cores e os símbolos representativos do País.

Tenhamos o olhar verde, amarelo, branco e azul anil em qualquer tempo ou lugar e tenhamos brasilidade em nossos corações.

separador

 

 

Há momentos em que nos parece não sentir essa emoção.

Creio que isso acontece em razão de não percebermos que é diferente estarmos decepcionados com algumas pessoas, ou acontecimentos e, por outro lado, pensarmos que estamos decepcionados com o nosso País.

As pessoas vão e, as que são positivamente importantes para nós, permanecem em nossas memórias.

Aquelas que tiveram presença negativa em nossas vidas, estas se vão e, se deixaram marcas, nós buscamos apagá-las.

No entanto, o País permanece sempre presente em nós, seremos sempre brasileiros.

Por que então não valorizarmos o sentimento de termos nascido neste lugar?

Por que não buscarmos valores maiores que são realmente importantes e trazem sentido ao nosso viver?

 

 

5 Comentários

  1. 23-6-2014

    ELDA, ONTEM MESMO FIQUEI ATÔNITA AO SABER QUE UMA CRIANÇA, BRASILEIRÍSSIMA DE NASCIMENTO E PATERNIDADE, TORCERIA PELA COSTA RICA E NÃO PELO BRASIL, SE A FINAL FOSSE ENTRE ESSES DOIS PAÍSES. SÓ PQ A COSTA RICA É ORGANIZADA, ORDEIRA, BOAZINHA, ALÉM DE BELA.
    FIQUEI ATÔNITA E PENSATIVA, QUERENDO SABER O QUE PODERIA HAVER POR TRÁS DE UMA DISTORÇÃO DESTAS.
    AGORA, LENDO ESTAS SUAS BREVES MAS ELOQUENTES LINHAS, PERCEBO O QUE TALVEZ NOS FALTE HOJE EM DIA: A BRASILIDADE DE UM OLHAR GENEROSAMENTE VERDE E AMARELO.
    MAS… COMO RECUPERAR ESTE OLHAR, SE O SISTEMA SOCIO-POLÍTICO-ECONÔMICO E A MIDIA TUDO FAZEM PARA QUE O NOSSO OLHAR VERDE E AMARELO SÓ SE ILUMINE NAS OCASIÕES DE COPA, E, MESMO ASSIM, OLHE LÁ!?
    NO DIA A DIA, TODOS OS DIAS, O QUE NOS DIZ A NOSSA SOCIEDADE E A NOSSA MIDIA? QUE SOMOS CORRUPTOS, POBRES, ATRASADOS, VIOLENTOS, E POR AÍ VAI. FICA DIFÍCIL, ASSIM, NÃO?

    • 8-9-2014

      Querida amiga Marília,
      O que as pessoas talvez não percebam é de estarem fortalecendo cada vez mais esse sentimento de desrespeito, desprezo, alienação (muitas vezes pensam até que o ter “brasilidade” no coração é que representa ser alienado).
      Alienação é estar à margem do que realmente é importante nesse processo do Ser Humano de buscar a sua própria evolução. Se nos mantivermos cristalizados em conceitos, valores, preconceitos, sem nos deixarmos buscar novos olhares; se nos deixarmos levar pelas ideias de que o mundo não tem conserto, que o Brasil não tem solução, que não temos a capacidade de realizar algo que promova o País a novos e valiosos caminhos; se nos acharmos sem competência para encontrar alternativas para sair do “status quo”… estamos oportunizando o fortalecimento da condição que leva ao caos e não percebemos que esse caos está sendo promovido por nós mesmos.
      Somos responsáveis pelo estado em que se encontra o País e quanto mais alienados nos mantivermos, mais difícil será encontrar o caminho que nos levará ao progresso: intelectual e moral.
      Por outro lado, se buscarmos a conexão com sentimentos positivos com relação ao povo brasileiro, com a Nação, perceberemos que há caminhos a serem perscrutados e poderemos então, quem sabe, encontrar soluções que antes não tiveram sido identificadas, novos caminhos, com novos olhares, outras oportunidades, novos horizontes a se descortinarem à nossa frente.
      Já dizia o Mestre Paulo Freire que “não se pode confundir esperança do verbo esperançar com esperança do verbo esperar. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo.”
      Compartilho um link com uma reflexão do filósofo Mário Sérgio Cortella: http://kalyugage.blogspot.com.br/2009/12/esperanca-do-verbo-esperancar.html.

  2. 23-6-2014

    AH, ELDA, FALTOU AGRADECER A VC A OPORTUNIDADE DE DESABAFAR SOBRE UM ASSUNTO QUE ME MOBILIZA MUITO! OBRIGADA, PORTANTO, MAIS UMA VEZ!
    LUZ E PAZ,
    MARILIA

  3. 7-9-2014

    Concordo, minha amiga. Suas palavras são precisas e atuais.
    Um grande beijo.
    Nilson

  4. 8-9-2014

    Belíssimo texto.
    Você tocou minhas emoções.
    Bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *