Posted por em 6 nov 2017

Prece - Mãos unidasÉ frequente ouvimos que quanto mais sofremos mais evoluímos espiritualmente. No entanto, acredito que poucos compreendem o que realmente significa essa afirmativa. Há pessoas que acreditam que precisam sentir esse sofrimento de forma visceral, intensa e só assim irá conquistar o seu caminho de evolução.

Precisamos refletir sobre esse assunto, pois é muito importante que compreendamos o que realmente significa evoluir a partir do sofrimento.

Em que circunstâncias o sofrimento é alavanca de evolução?

É quando através dele identificamos que precisamos aprender a lidar com o sentimento que nos toma e qual é a sua causa.

A partir desse momento nós promovemos uma mudança em nós. Uma mudança para melhor e crescemos, passamos a um outro patamar evolutivo e, assim, aumentamos o nosso arcabouço de referências. Ampliamos nossa capacidade de pensar sobre o que nos ocorre porque novos valores e informações estarão registrados em nossa memória.

A partir desse instante, nossos horizontes se ampliam e o nosso olhar fica mais atento, mais perceptivo ao que nos ocorre, a aumentar as nossas chances de acertar mais no dia a dia.

A cada experiência positiva no sentido de aprender com nossas dores e dificuldades mais perto ficamos de reduzir os riscos de reagirmos de forma inadequada nos relacionamentos, na nossa vida.

O aprender com os nossos sentimentos e dificuldades deve ser a nossa meta, pois com o aprendizado é que realmente evoluímos.

E quando estiver difícil conviver com as dificuldades, qual será o remédio que poderá nos trazer alívio e conforto?

O Evangelho nos fala que o remédio para os nossos sofrimentos é a fé em Deus. E a atitude mais acertada quando estivermos em dificuldades é orar, com a sua voz cantar ao Senhor.

A prece oferecida ao Pai, fortalecida pela fé em Seu amor e poder, envolve-nos com uma energia renovadora e reconfortante, que nos transforma. A prece tem o poder de nos fortalecer e dar-nos melhores condições de enfrentarmos as dificuldades. Abre a nossa percepção e mostra-nos novos horizontes, através dos quais encontramos a esperança de dias melhores, mudamos nossa perspectiva perante a vida.

No Evangelho Segundo o Espiritismo podemos encontrar mais a respeito do sofrer e da fé. No item 19 do Capítulo V estão transcritas as palavras de Santo Agostinho:

“A fé é o remédio seguro do sofrimento; ela mostra sempre os horizontes do infinito, diante dos quais se apagam os poucos dias sombrios do presente.”

“O Cristo nos disse que com a fé transportam-se as montanhas, e eu vos digo que aquele que sofre e tiver a fé por sustentáculo, será colocado sob sua égide e não sofrerá mais; os momentos das mais fortes dores serão para ele as primeiras notas de alegria da eternidade. Sua alma se desprenderá de tal forma de seu corpo que, enquanto este se contorcer sob as convulsões, ela planará nas regiões celestes cantando com os anjos hinos de reconhecimento e de glória ao Senhor.” (Paris, 1862)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *